Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

manualBrasil - Diário Liberdade - A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) produziu um manual para ser difundido entre todos e todas as estudantes que sentem a necessidade de ocupar as escolas públicas contra a reorganização do ensino proposta pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin.


Segundo o último levantamento divulgado na noite desta segunda-feira (30) pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), 205 escolas estão ocupadas por estudantes, contra o fechamento de 93 escolas e a transferência compulsória de 311 mil alunos e alunas da rede pública.

Leia também:

Somos a geração da esperança

A dignidade ronda as escolas paulistas ocupadas

Comunistas saúdam rebeldia da juventude paulista e as mais de 200 ocupações de escolas

A grande mobilização estudantil paulista, ao que parece, também está levantando o ânimo de estudantes em outros estados. Em Belo Horizonte (MG), uma ocupação já foi realizada em solidariedade ao movimento paulista e contra a precariedade da educação mineira. Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a comunidade escolar também pode fazer ocupações caso a prefeitura leve adiante um projeto semelhante de reorganização.

Saiba como ocupar a sua escola, segundo manual preparado pela UBES:

1. Organize Assembleias. As principais decisões devem ser discutidas e tomadas durante a assembleia, esse é um espaço onde todos os estudantes de maneira conjunta irão avaliar a situação em que se encontram e pensar em alternativas.

2. Mantenha uma comunicação interna. É fundamental que todas as decisões sejam levadas para o coletivo dos estudantes, inclusive aos que não estavam presentes nas assembleias. É importante que exista um grupo responsável por fazer as informações circularem dentro da ocupação, realizando informativos e cartazes, por exemplo.

3. Realize atividades dentro da ocupação. Podem e devem ser organizadas atividades culturais e debates como forma de fortalecer a ocupação. Essas ações contribuem para a ampliação do debate com a comunidade.

4. Alimentação. É necessário que um grupo de pessoas se responsabilizem por garantir a alimentação do grupo. Para isso é preciso avaliar as possibilidades existentes dentro da sua escola. Algumas direções tem interditado o acesso às cozinhas e aos mantimentos. Nestes casos, façam listas e peçam doações.

5. Segurança: A comissão de segurança deve ser a primeira a se organizar, pois precisa garantir a integridade do patrimônio da escola, evitando futuros problemas jurídicos. Também é responsável pelo controle de entrada e saída das pessoas. É importante que os estudantes tenham sempre em mãos documentos de identificação. Qualquer ação por parte da justiça ou da polícia militar só pode ser feita com a presença do Conselho Tutelar.

6. Limpeza: É fundamental que todos assumam coletivamente a tarefa de preservar pela limpeza dos espaços dentro das escolas. Nossa luta é em defesa da escolas, precisamos dar o exemplo!

7. Meios de comunicação: Sabemos que a mídia tradicional é seletiva com as notícias e acabam por distorcer informações sobre a ocupação. Por isso é necessário que durante a assembleia definam-se um grupo de pessoas responsável por tirar fotos e gravar vídeos. As informações podem e devem ser encaminhadas para a página da UBES!

8. Apoio: Busquem apoio de pais, professores, coletivos e da comunidade no geral. O apoio jurídico de advogados também é importante.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.