1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

211012 grevertcaboverdeCabo Verde - VOA - [Eugénio Teixeira] Apesar do pagamento do salário de Setembro  ter sido feito na passada segunda feira,  dia 16, os trabalhadores da Rádio Televisão cabo-verdiana avançaram para a greve de  dois dias, iniciada às 00 horas desta quinta  feira.


A consumação da greve se deveu a falta de  entendimento entre os sindicatos representantes dos funcionários e a administração da RTC, encontro mediado pela Direcção  Geral do Trabalho.

Os trabalhadores desde sempre reclamaram o pagamento imediato do salário atrasado e a regularidade todos os meses, mas também exigem garantias para  a sustentabilidade da empresa, que se encontra mergulhada em profunda crise financeira.

Como já se disse, a RTC está sem dinheiro, uma vez que a mesma não tem recebido a transferência das verbas provenientes da cobrança da taxa da Rádio e Televisão(principal fonte de financiamento), da empresa de produção e distribuição de electricidade e água, divida que ronda 150 mil contos.

Para o Jornalista e professor universitário, Paulo Lima, o Governo deve resolver esse problema, já que a RTC é fundamental para a prestação do serviço público de Radiodifusão e Televisão no arquipélago.

No momento em que os trabalhadores entram em greve, o delegado do Governo para a RTC acaba de anunciar que o actual conselho de administração vai ser substituído , estando marcada uma reunião da assembleia geral da Rádio Televisão cabo-verdiana para os próximos dias.

Foto: VOA - Trabalhadores/as em greve.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.