Moradias construídas pelo governo venezuelano. Foto: Imprensa Presidencial
A cerimônia de entrega foi encabeçada pelo presidente do país, Nicolás Maduro, na qual o mandatário relembrou como foi o processo de implamentação do programa Gran Misión Viviendo Venezuela, responsável pela construção de moradias populares em todo o país.
“Vamos dedicá-la ao nosso Comandante [Hugo] Chávez, criador da Gran Misión Vivienda Venezuela (GMVV), a moradia [de número] um milhão”, declarou Maduro.
Por sua vez, o ex-vice-presidente e ex-ministro Elías Jaua, que foi eleito deputado pelo estado de Miranda nas últimas eleições legislativas, também participou da entrega de moradias e destacou o papel do ex-presidente Hugo Chávez para que fosse possível entregar moradias ao povo venezuelano. “Chávez sempre sonhou com que cada venezuelano tivesse uma casa digna”, afirmou.
Apesar da baixo do preço do petróleo, o governo bolivariano continua seus esforços para proporcionar o bem estar ao povo venezuelano, destinando 42% do orçamento para os programas sociais.
A GMVV é um deles. Criado em 2011 por Hugo Chávez, esse programa de moradia popular e gratuita para o povo é considerado uma referência em urbanização, que mitiga a centralização e permite que as infraestruturas sejam planejadas em consonância com os recursos ambientais, além de transformar as zonas populares em lugares aptos e cômodos com centros de lazer e serviços de saúde.