1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

A França racista de Sarkozy

Sergio Domingues - Publicado: Sexta, 23 Março 2012 01:00

Sergio Domingues

O suspeito dos atentados de Toulouse, na França, morreu ontem durante operação policial. Após 32 horas de cerco, Mohamed Mehra teria levado um tiro na cabeça. Ele era o suposto assassino de um homem e três crianças judeus. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu a ação policial: “já tivemos mortos demais”, disse a jornalistas.


Nada justifica os atos covardes que teriam sido praticados por Mehra. Mas sua intolerância encontra equivalente nas atitudes do governo francês. Para Sarkozy não há apenas mortos em excesso. Ele tem repetido que “há estrangeiros demais na França”.

Em agosto de 2010, Sarkozy ordenou a expulsão de ciganos do país depois de destruir seus acampamentos. Em abril de 2011, entrou em vigor a proibição do uso do véu islâmico em locais públicos. Em outubro passado, o presidente francês declarou:

Em nossas democracias, nos preocupávamos com a identidade de quem estava chegando e não suficientemente com a do país. Se alguém vem à França, tem de aceitar participação em uma só comunidade.

Difícil é determinar o que seja essa tal identidade francesa. O próprio Sarkozy é filho de pai húngaro e sua mãe é descendente de gregos. Talvez, a definição do presidente francês se explique pela mulher com quem escolheu casar, a italiana Carla Bruni.

Ou seja, para ser francês é preciso ser branco, se encaixar nos padrões de beleza reinantes e ter escolhido a religião e a “civilização” certas.

O fato é que existe a França que se orgulha de ser berço da “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. E existe a França que colaborou com Hitler, através da “República de Vichy”, e entregou centenas de judeus aos nazistas.

Sarkozy já deixou claro qual foi sua escolha.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.