A tentativa é clara: Denegrir a imagem não só da ETA mas de todo o movimento nacionalista basco, reduzir tudo ao mesmo denominador, chamar tudo de "Terrorismo".
Nenhuma linha sobre o movimento nacionalista, sobre o Franquismo, Guerra Suja... Nenhum artigo maior explicando o que efetivamente quer a ETA e as razões pelo sue surgimento e luta até os dias de hoje... Tudo se resume ao número de vítimas. Mas nunca às vítimas do Estado, dos grupos de extrema-direita.
A Espanha é a vítima inocente, os Bascos são os terríveis assassinos.
As linhas do tempo publicas pelos jornais então! Este da Folha é um primor! Três míseros eventos descrevendo as ações da ETA antes da "democracia" chegar à Espanha, no fim dos anos 70. Nada de citar Txiki, Argala, luta contra o Franquismo, como o grupo era aclamado e respeitado mesmo internacionalmente... Mas um festival de besteiras logo depois, com a clara tentativa de demonizar o grupo.
1959 - O ETA é formado durante a ditadura do general Francisco Franco na Espanha para lutar pela independência basca.
1968 - O ETA realiza seu primeiro assassinato. A vítima é Melitón Manzanas, chefe policial na cidade basca de San Sebastián.
1973 - O premiê Franco Luis Carrero Blanco morre quando seu carro passa junto a explosivos colocados pelo ETA em Madri.
1980 - Em um ano sangrento, o ETA causa a morte de quase 100 pessoas, apesar da volta da democracia na Espanha.
A ETA, até 1980, aparentemente, não fez quase nada. Pra que citar que Carrero Blanco era a escolha de Franco para continuar sua Ditadura, que era um carniceiro? Ou porque não esclarecer que Manzanas era um ex-agente Nazista e um conhecido torturador e assassino?
E quanto à 1980, que tal citar a Guerra Suja contra a ETA? Os grupos de extrema-direita como os GAL financiados por Felipe Gonzáles - Premier da Espanha - e pelo PSOE?
Aliás, nos anos 80, pelas minhas contas, não morreram nem 50 pessoas pelas mãos da ETA. Vamos aumentar com responsabilidade, não?
Este FAQ da Folha, também, é hilário! Vejam o que é a ETA:
O que é o ETA?
O ETA (Euskadi ta Askatasuna, ou País Basco e Liberdade) luta por um Estado basco independente no norte da Espanha e no sudoeste da França.
O grupo foi fundado há mais de meio século, durante a ditadura do general Francisco Franco, que proibiu o uso da língua basca.
Isso mesmo, a ETA foi fundada de birra, porque Franco, o poderoso, proibiu a língua basca. Sim, só isso.
Já o Estadão é difícil de definir:
MAIS DE CINCO DÉCADAS DE LUTA
1959
ETA surge no governo Franco
Dezembro de 1973
Premiê Franco Luis Carrero Blanco é morto em atentado
Dezembro de 2006
Zapatero suspende processo de paz após ataque em Madri
Março de 2010
Policial francês morre após suposto atentado da ETA
Não vale nem entrar no mérito de que a maioria dos artigos são mera reprodução/tradução das agências, sem nenhum aprofundamento. Quando, aparentemente, há algum acréscimo, este se limita a boa e velha Wikipedia e ao parágrafo perpétuo da violência nonsense.