1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

Panteras Negras: contra a polícia, a legalidade armada

Sergio Domingues - Publicado: Quarta, 09 Abril 2014 00:34

Nunca ficou tão claro o caráter racista e antipopular do aparato policial brasileiro. A situação faz lembrar aquela que levou à criação do Partido dos Panteras Negras nos Estados Unidos, em 1966. São famosas as imagens que mostram seus integrantes portando armas e erguendo os punhos para exigir poder para os negros, o "Black Power".


De armas na mão, os Panteras patrulhavam as ações dos policiais. Mas seus fundadores jamais defenderam o confronto aberto ao aparato policial. Ao verificarem abusos, se limitavam a exigir que a lei fosse respeitada por aqueles que deveriam zelar por seu cumprimento.

Ao agir desse modo, os Panteras não cometiam nenhum crime. Apenas invocavam a segunda emenda da constituição dos Estados Unidos, que dá direito a qualquer cidadão de portar armas para sua defesa.

Um dos fundadores da organização foi Bobby Seale. Em seu livro "Seize the Time: The Story of the Black Panther Party and Huey P. Newton", ele chega até a defender a criação de uma polícia de caráter comunitário.

O perfil militar dos Panteras era um modo de atrair a juventude e as lideranças populares para sua principal proposta: a educação política e a auto-organização dos explorados. Entre os programas criados por eles, estavam o café da manhã gratuito para crianças, as "Escolas da Liberdade", clínicas gratuitas de saúde e cooperativas de habitação.

Os Panteras Negras combinavam legalidade armada com disputa de hegemonia. Desta combinação também fazia parte o combate a quem defendia um racismo negro contra brancos. Para eles, a questão central era de classe.

É fundamental conhecer melhor esta importante experiência da esquerda mundial.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.