1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

Os black blocs e a violência revolucionária

Sergio Domingues - Publicado: Quinta, 20 Fevereiro 2014 15:52

A ação dos black blocs coloca em questão o papel da violência revolucionária. Tema que Engels abordou em uma introdução ao livro "As Lutas de Classes na França", de Marx. Até 1848, diz o texto, os enfrentamentos entre revoltosos e o exército se davam em relativa igualdade de condições. Até então, as forças populares podiam fabricar suas próprias munições.


Mas com a produção industrial de armamentos, o poderio militar da burguesia ficou incomparavelmente maior. Desde então, diz Engels, "os poderes dirigentes" tentam atrair as forças populares para o combate aberto, apenas para transformá-las em carne para seus canhões.

Ou seja, desde meados do século 19, a derrota militar das forças da repressão teria deixado de ser fator decisivo para a vitória das revoluções. A Revolução Russa, por exemplo, começou sem enfrentamentos bélicos. As tropas do czar simplesmente se recusaram a atacar os revoltosos. Depois é que veio banho de sangue promovido pela reação conservadora.

Isso não quer dizer que os combates de rua já não joguem nenhum papel, diz Engels. Mas a inferioridade militar "terá que ser compensada por outros fatores". Entre eles, a organização em larga escala dos explorados, muito mais numerosos que seus exploradores.

As ações dos black blocs não são necessariamente contraditórias com essa avaliação. Eles alegam que são atos simbólicos e não militares. Seus alvos são coisas, não pessoas, e procuram limitar-se à autodefesa. Mas isso também não quer dizer que suas opções estejam corretas.

É este o debate a ser feito. Passa muito longe da criminalização e do isolamento de manifestantes com quem possamos ter diferenças táticas, mesmo que profundas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.