1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

Maquiavel e Zé Dirceu

Sergio Domingues - Publicado: Quarta, 18 Setembro 2013 22:10

Em 2013, completam-se os 500 anos desde que Nicolau Maquiavel concluiu "O Príncipe". A obra praticamente inaugurou a ciência política moderna. Meio milênio depois, continua extremamente válida.


O Instituto Humanitas Unisinos publicou uma revista sobre o tema. Trata-se de “A política desnudada. Cinco séculos de O Príncipe, de Maquiavel”, lançada em 16/09. Na edição, em entrevista a Márcia Junges, o filósofo António Bento cita Trajano Boccalini, pensador do século 17:
 
Os inimigos de Maquiavel consideram-no homem digno de punição porque revelou como os príncipes governam e, assim, instruiu o povo; “colocou dentes de cães nas ovelhas”.
 
O entrevistado também cita Diderot, para quem o autor de “O Príncipe” teria pintado a verdadeira face do poder desse modo: ”eis o animal feroz ao qual vos abandonareis”.
 
Por isso, o livro de Maquiavel foi tão censurado e perseguido. Seus inimigos se vingaram confundindo a obra com seu autor. Ser maquiavélico virou sinônimo de político inescrupuloso, autoritário, amoral, cínico, corrupto.
 
Se há alguém que mereça tais qualificações, hoje, é José Dirceu. Mas tal como aconteceu com o autor italiano, o dirigente petista não inventou a política suja e sem freios morais. Esta forma porca de realismo político tem, no Brasil, a mesma idade do livro de Maquiavel.
 
O grande erro de Dirceu foi agir como seus antecessores para atingir objetivos pretensamente justos. Seu maior crime, fazer o que fez em nome de propósitos de esquerda. Com isso, facilitou o trabalho daquele animal feroz a que se referiu Diderot.
 
A esquerda não precisa criar seus próprios lobos. Deve aprender com Maquiavel a colocar dentes de cães nas ovelhas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.