Confirma-se como acadêmico de primeira linha, distinguindo-se em uma particular característica sobre seus pares: mantém aceso um apuradíssimo senso jornalístico, o que torna sua atividade universitária extremamente profícua para o conjunto da sociedade.
Eis aqui mais um de seus livros – gerado a partir do faro sempre ativo dessa combinação permanente de acadêmico, escritor e jornalista –, no qual debate a democratização da mídia com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano. Mais uma obra organizada por Dênis de Moraes, de uma série já imensa que nunca perde qualidade, seja nas biografias, seja nos ensaios sobre política ou ciência da comunicação. Mais um entre muitos livros em que a objetividade não é ofuscada pela forma honesta e corajosa com que manifesta suas opções ideológicas anticapitalistas. E em que o estilo e a forma didática, sem qualquer arrogância professoral, tornam difícil abandonar a leitura depois de iniciada.
Neste Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação, Moraes, Ramonet e Pascual nos instrumentalizam para o combate essencial do século XXI: aquele contra os podres poderes da grande mídia conservadora em sua capacidade infinita de manipular, distorcer e ideologizar a realidade objetiva em torno dos interesses e privilégios que defende para o grande capital.
E não é um combate fácil. Estão aí as campanhas ferozes contra os que ousam, como Julian Assange, asilado numa embaixada do Equador por conta da ousadia do WikiLeaks. Contra Cristina Kirchner, crucificada por levar à prática a Ley de Medios aprovada no Congresso argentino. Ou contra a mídia pública dos países contemplados com governos bolivarianos na América Latina, enfrentando rádios, televisões e jornais privados que transformam suas páginas em armas contra a liberdade de informação, a qual querem ver limitada aos proprietários da mídia e a seus acólitos.
No Brasil, este é um livro essencial sobre o tema, tendo em vista a campanha áspera e desonesta que a direita empreende para que aqui não progrida projeto de maior regulação democrática sobre os veículos que operam sob concessão de direito público. Um combate, portanto, que não podemos permitir preterido se ainda ambicionamos um Brasil democrático e menos desigual.
Nota:
"Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação", é um livro organizado por Dênis de Moraes, com textos próprios e dos jornalistas espanhóis Ignacio Ramonet e Pascual Serrano. Vai ser lançado em abril no Brasil pela Boitempo.