António Gonçalves Correia, anarquista, tolstoiano, orientar da Comuna da Luz e a Comuna de Clarão, onde tentou por em prática a sua ideia de Sociedade Alternativa, justa e igualitária. A sua atribulada vida foi já "resumida" numa obra intitulada "A Revolução é minha namorada" de Alberto Franco e com o apoio da Câmara de Castro Verde; e as suas ideias podem ser em parte interpretadas em "A Felicidade de todos os seres na Sociedade Futura".
Toda a informação sobre o homem a obra pode encontrar-se no site António Gonçalves Correia ou na Revista Libertária Alambique.
O Livro acima citado pode encontrar-se em .pdf
Informo também que esta sexta dia 17 de Novembro, na Biblioteca-Museu República e Resistência – GRANDELLA, dar-se-á a apresentação do nº70 da revista A Ideia (Revista Libertária). Revista fulcral para o debate libertário e propostas alternativas desde 70's, com pausas e retomas devido a uma série de factores (assim como difusão de estudos, livros, poemos, e outros tipos de artigos), fundada e coordenada por João Freire (onde curiosamente publicou António Gonçalves Correia, entre inúmeros nomes do pensamento político, histórico, sociológico e outros escritores, poetas e pensadores de todas as eras e idades). O nº 70 é a última edição sob a responsabilidade do mesmo.
Para acompanhar o lançamento haverá uma conferência proferida pelo Prof. José Hipólito dos Santos, "A participação de libertários em movimentos para derrubar a ditadura de Salazar"
Às 15h e 30m na Estrada de Benfica nº419, Lisboa.
Fica o convite para a apresentação / palestra do número 70 da Ideia.
Fica o convite para a mesa redonda de dia 20 de Novembro na sala nº124 do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora. E promessa de um artigo detalhado sobre as ideias, os textos e poesia de António Gonçalves Correia na minha coluna do Diário Liberdade.