1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Sergio Domingues

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Pílulas Diárias

As tetas do BNDES (1 e 2)

Sergio Domingues - Publicado: Sexta, 24 Agosto 2012 20:12

Duas pílulas de Sérgio Domingues sobre os lucros do BNDES.


As tetas do BNDES (1)

Doze entidades empresariais assinaram manifesto em defesa da política de empréstimos do BNDES. O banco federal vem sendo alvo de ataques. Ele empresta pela metade dos juros praticados pelo mercado. Quem paga a diferença é o Tesouro Nacional.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) foi criado no governo Vargas, nos anos 50. Surgiu para criar infraestrutura estatal. Sob os governos militares, investiu na "substituição de importações".

Em 1982, o modelo de desenvolvimento da ditadura militar estava em crise. As greves e lutas sociais estouravam por todos os lados. Pra disfarçar, o BNDE ganhou um S de "Social" no final do nome. Só mudou o nome, mesmo.

Nos anos 90, foi grande financiador das privatizações. O banco entrava com os riscos e a iniciativa privada ficava com o lucro. Também ficou conhecido como "hospital de empresas". Pegava uma empresa quebrada, arrumava e devolvia pro mercado.

No governo Lula, passou a fortalecer grandes grupos privados. Financia verdadeiros monstros econômicos que atropelam interesses populares e destroem o ambiente. Aqui dentro, na América Latina e África. Quase nada para a agricultura familiar, cooperativas de trabalhadores, pequenas e micro empresas.

A idéia é que o banco ajude as grandes empresas. Estas lucram mais, criam mais empregos, pagam salários melhores. O bolo cresce e vai sendo dividido. Mentira. Nada disso impediu de ocuparmos os primeiros lugares entre os países com pior distribuição de renda.

A grande mídia está caindo de pau nos juros subsidiados do BNDES. Chama de mamata. Mas, o banco sempre foi a vaca leiteira dos grandes capitalistas. Como não tem tetas pra todos, os que ficaram longe delas reclamam.

(Artigo de 09 de agosto de 2010).

As tetas do BNDES (2)

"Lucro líquido do BNDES no 1º semestre cai quase pela metade, para R$ 2,7 bi" diz manchete do UOL Economia de 20/08. Segundo a matéria, o banco alega que:

...o período foi marcado pela instabilidade dos mercados financeiros e pelo fraco desempenho das Bolsas de Valores. De acordo com o BNDES, a crise financeira internacional e seus reflexos no mercado doméstico afetaram a performance das empresas, aumentando a instabilidade do mercado de ações.

Pode até ser verdade. Mas o fato é que o BNDES é responsável pela Bolsa-Milionários. O Bolsa Família não chega a custar 1% do PIB. Enquanto isso, ninguém sabe ao certo quanto o banco estatal empresta pra algumas poucas e gigantescas empresas. Com certeza, são dezenas de bilhões de reais por ano.

A taxa utilizada para corrigir os empréstimos é a chamada TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Ela equivale a metade das taxas cobradas pelo mercado. E, como o nome diz, seus financiamentos são pagos em prazos mais longos.

Isso acarreta uma enorme diferença entre o que o dinheiro que o banco empresta e o que ele compra no mercado. E quem cobre essa diferença é o Tesouro da União. Ou seja, o prejuízo entra na conta da já imensa dívida pública que retira ainda mais recursos dos serviços públicos.

Se um novo surto da crise vier como muitos especialistas acreditam, aí sim, haverá sérios problemas de inadimplência. Não com Casas Bahia ou Lojas Americanas. Os caloteiros, mesmo, serão os de sempre. Grandes empresários, acostumados a mamar nas tetas estatais. Se elas secarem, eles já terão enchido a pança.

(Artigo de 21 de agosto de 2012).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.