1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

breizhBretanha - Sermos - Os concelhos de de Saoudan e Langoed tomam o relevo do referendo feito em novembro a Sant-Widel-Skovrid. A campanha impulsada por Dibab ("Bretanha Decide") procura que o Loira Atlântico se una com o resto de Breizh.


O próximo 8 de febreiro haverá em Breizh dúas novas consultas populares sobre a reunificação deste país sob soberania do Estado francês. Acontecerá nos concelhos de Saoudan (2.000 habitantes) e Langoed (600), que tomam assim o relevo de Sant-Widel-Skovrid, onde o passado 30 de novembro o 20% da sua vecinhança com direito a voto participou num referendo para pedir que o Loira Atlântico se reuna com o resto da Bretanha. O 75% dos votantes nessa cita de novembro mostrou-se a favor da reunificação. E destes, um 80% disse sim à criação duma Assembleia da Bretanha.

O movimento Dibab é o responsável desta iniciativa, que em cada concelho é organizada por comitês populares locais. Estes dias estão a se realizar juntanças na localidade de Sant-Ervlan, conm 43.000 habitantes, para realizar lá uma das consultas, o que seria um salto de grande importância.

Em setembro houve em Nantes unha ampla mobilización (13.000 asistentes segundo a policía, 35.000 para a organización) contra a divissão deste país. A marcha, convocada por diferentes colectivos, entre eles Breizh=44, tinha como demanda pedir a reunificação dos quatro departamentos que actualmente conformam a região da Bretanha com o de Loira Atlântico (região de Pays de Loire). Uma reclamação desde há décadas dos e das bretoas, que lembram que estes cinco departamentos são os que historicamente compõem Breizh, e que a sua disgregação en várias 'regiões' responde a uma decissão política de Paris por diluír o seu país.

Aquela manifestação exigia, incidem os e as convocantes, 'respeito' para o país bretão e o seu direito a decidir.  Aí colocou-se a primeira pedra para a campanha de consultas democráticas que agora decorre.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.