1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

081114 catespPaísos Cataláns - Diário Liberdade - Ataque coordenado contra webs da Generalitat, a ANC e a AMI, assim como contra telefones de membros da campanha 'Agora é a hora'. A ANC suspeita de uma operação estatal.


 

Desde primeira hora da tarde deste sábado, o portal e algumas webs da Generalitat não funcionam. Quando se tenta de aceder, não carregam. O mesmo acontece, desde umas quantas horas antes, com o site da Assembleia Nacional Catalã (ANC) e a da Associação de Municípios pela Independência (AMI). Sim funciona o portal Participa2014.cat, com toda a informação sobre a consulta do 9-N.

A queda destes sites coincide com a denúncia da ANC e Òmnium de um boicote telefónico a muitos membros e trabalhadores da campanha 'Agora é a hora'. 'Recebem dezenas de milhares de ligaçons com o único objetivo de bloquear as comunicações', explicaram num comunicado. Na avaliação de urgência realizada pelas duas entidades, 'às portas do 9-N, repete-se a fórmula de boicote que já se implantou nos dias prévios à Via Catalã 2014, com o único objetivo de tentar evitar o êxito'.

O ANC e Òmnium explicaram que não sabem quem lançou 'o novo ataque em massa', mas asseguraram que em função da complexidade, "faz falta dispor de uns conhecimentos e recursos técnicos fora do alcance da maioria'. Segundo estas entidades, as tentativas de desestabilizar também 'se estenderam ao envio de mensagens eletrónicas falsas que suplantam a identidade de assembleias e agrupamentos territoriais'. Ambas entidades já apresentaram uma denúncia aos Mossos de Esquadra pelo conjunto de ataques recebidos nas últimas horas.

Pesquisa policial em andamento

Três coordenadores do ANC do Plano do Estany depararam-se hoje com uma surpresa desagradável. Desde as nove da manhã, os seus telemóveis não pararam de receber telefonemas de números fixos, móveis e de desconhecidos que deixaram inutilitzados os seus terminais. Uma das atingidas é a coordenadora da ANC de Fontcoberta, Carme Ferrando, quem explicou que alguns dos números correspondiam a colegas do ANC e sócios de Òmnium Cultural, apesar de depois se comprovar que os verdadeiros proprietários não tinham feito tais chamadas. Além disso, quando queriam atender, ninguém respondia. Os três coordenadores já denunciaram os factos aos Mossos (polícia autonómica catalã).

Com informações de Vilaweb.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.