1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

140715 bancosGrécia - ACP-PI - A 18 de outubro de 2009 George Papandreou primeiro ministro grego do governo do PASOK declara que há um buraco nas contas públicas e que afinal o défice será de 12% do PIB. 


A 8 de dezembro de 2009 a Fitch atira o rating da dívida pública grega para o lixo, dias depois seguem-lhe S&P e a Moody’s. Finalmente a 23 de abril de 2010 Papandreou pede um resgate financeiro e nasce a troika: Comissão Europeia, Fundo Monetário Europeu e Banco Central Europeu.

Mas há uma parte da história que raramente se conta.

Observando este gráfico podemos ver claramente que foi “resgatado” na crise grega.

Em dezembro de 2009 a banca francesa e a banca alemã detinham 123 mil milhões de euros de dívida pública grega nos seus balanços. Nesse mesmo momento os Estados francês e alemão não detinham nem um só euro dessa dívida.

No entanto, 5 anos mais tarde as contas invertem-se e são os Estados da França, Alemanha, Itália, Holanda a apresentar uma exposição de 189,6 mil milhões de euros à dívida grega e a banca desses países já sem exposição.

Ou seja, os cidadãos da europa é que estão a pagar o “resgate” dos bancos gregos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.