1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

yuri gagarin1 0Esquerda - No dia 27 de março de 1968, morreu Yuri Gagarin num acidente aeronáutico perto da pista do centro de treino de astronautas, chamado “Cidade das Estrelas”, a nordeste de Moscovo. Gagarin foi o primeiro homem a viajar no espaço. Por António José André.


Yuri Gagarin foi um astronauta soviético e o primeiro homem a viajar no espaço a bordo da Vostok 1 (em russo, significa "Oriente"), que tinha 4,4 m de comprimento, 2,4 m de diâmetro e pesava 4.725 kg. Aquela nave tinha 2 módulos: o módulo de equipamentos (com instrumentos, antenas, tanques e combustível para os retrofoguetes) e a cápsula onde ficava o cosmonauta.

No dia 27 de março de 1968, Gagarin estava no assento da frente dum monoreator MIG 15. No assento de trás estava o coronel Vladimir Seregin, como piloto instrutor. Gagarin fazia uma requalificação para voltar a voar, após oito anos de dedicação a protocolos e a cerimónias duma vida de ídolo, de Herói da União Soviética.

O Mig desceu em parafuso, de uma altitude de 16 mil pés, através de uma camada de nuvens e colidiu contra o solo. Não constaram indícios de crise de comando entre o piloto instrutor e o requalificante. Os tripulantes estavam biomedicamente aptos. Tratando-se de uma operação militar, as autoridades soviéticas valeram-se da prerrogativa de manter em sigilo quaisquer outros aspetos envolvidos no acidente.

A primeira fatalidade foi que Seregin e Gagarim passaram a cerca de 200 metros de um outro jato, um Sukhoy SU 15, e podem ter sido afetados pela onda de choque supersónica desse avião. O facto é que mergulharam na camada de nuvens abaixo deles, provavelmente desestabilizados.

A segunda fatalidade foi um erro na informação que tinham sobre a altitude da base da camada de nuvens. A torre tinha dito 3.500 pés (mais de mil metros), espaço suficiente para retomar a atitude de voo sem riscos, principalmente tratando-se de um avião ágil e resistente como o MIG 15. Estando conscientes durante a descida, simplesmente aguardariam pelo fim da camada, para horizontalizar o avião. Mas, na verdade, a base da camada estava mais abaixo, a cerca de 500 metros de altitude. Isso complicou as coisas.

Igor Kusnetsov, ex-coronel da força aérea soviética, fez uma minuciosa pesquisa do acidente e chegou à conclusão de que uma conduta de ar do MIG tinha sido deixada aberta, depois do voo anterior. Ao perceberem o problema, Seregin e Gagarin optaram por mergulhar imediatamente à procura de menores altitudes. Durante o mergulho teriam perdido a consciência.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.