1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

EIPCO.16Turquia - Avante - O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais dos Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), reunido em Istambul nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, decidiu que o 17.º EIPCO, previsto para este ano, se realizará na Turquia, com o tema «As tarefas dos partidos comunistas e operários no fortalecimento da luta dos trabalhadores contra a exploração capitalista, as guerras imperialistas e o fascismo, pela emancipação dos trabalhadores e dos povos, pelo socialismo».


Foto: 16º EIPCO.

Nesta reunião do Grupo, que foi acolhida pelo Partido Comunista (Turquia), foram ainda debatidos diferentes aspectos ligados ao processo dos EIPCO, como o desenvolvimento nos diferentes países das linhas de acção comum e convergente adoptadas no 16.º EIPCO, realizado em Novembro de 2014, em Guayaquil, no Equador.

Durante a reunião, os partidos participantes expressaram a sua solidariedade com a luta dos metalúrgicos na Turquia, assim como com os povos em luta contra a ingerência e agressão imperialista e o ascenso do fascismo, tendo adoptado duas declarações. Uma de solidariedade com o povo palestiniano e os outros povos do Médio Oriente que enfrentam uma nova agressão dos EUA e da União Europeia e dos seus aliados na região, desde logo, Israel. Outra de solidariedade com o povo e os comunistas ucranianos, que enfrentam o poder da oligarquia e de forças abertamente fascistas que tomaram de assalto o poder em Kiev, com o apoio dos EUA, da União Europeia e da NATO, e são responsáveis pela brutal repressão e guerra civil neste país.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar num evento promovido pelo Partido Comunista no Centro Cultural Nazim Hikmet, em Istambul, que assinalou o assassinato de Mustafa Suphi, o primeiro secretário-geral do Partido Comunista da Turquia, e de 14 dos seus camaradas, em 28 de Janeiro de 1921.

O Partido Comunista Português fez-se representar por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do CC e responsável da Secção internacional.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.