1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

bulgariaBulgária - Diário Liberdade - A União Antifascista da Bulgária, em parceria com outras entidades políticas, organizou neste domingo (15) uma manifestação em que compareceram centenas de pessoas contra a guerra na Ucrânia, em Sófia, capital da Bulgária.


Os e as manifestantes se concentraram em frente ao prédio da Administração presidencial, no centro de Sófia, e, além do rechaço aos ataques do governo fascista de Kiev contra seu próprio povo - principalmente o do leste do país -, protestaram contra a abertura de um centro de comando da OTAN e de bases militares dos EUA no país, segundo a imprensa local.

No dia anterior, foi a vez de ativistas neonazistas se manifestarem na capital búlgara. Estima-se que cerca de 200 militantes do Partido Búlgaro União Nacional marcharam em memória a Hristo Lukov, ministro da Guerra nos anos 30 e general durante a 2ª Guerra Mundial, que mantinha estreitas relações com o III Reich e promotor de legislações antissemitas na Bulgária daquela época. Lukov foi assassinado pela resistência comunista búlgara em 1943.

A manifestação do sábado foi permitida pelo governo búlgaro, apesar da negativa das embaixadas russa e israelense e de organizações de direitos humanos acusando a organização neonazista de promover o ódio racial e a xenofobia. Após a manifestação, as autoridades não relataram nenhum incidente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.