1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

eua-protestoEstados Unidos - Voz da Rússia - Manifestações de protesto por causa da decisão de não indiciar o policial que tinha morto a tiros um adolescente em Ferguson serão realizadas nas maiores cidades em todo o território dos EUA, informa a mídia norte-americana.


Foto: Fotobank/Getty.

"Longos meses de ira e de desilusão acarretaram, afinal, um volume ainda maior de ira e de desilusão", comenta a situação o jornal The New York Times, apontando que as consequências da morte do adolescente afro-americano Michael Brown são "amargas tanto quando o próprio fato do seu assassinato".

De acordo com este jornal, segunda-feira, à noite, habitantes de muitas cidades dos EUA, de Los Angeles e Nova York, apoiaram os protestos. Segundo os cálculos do canal de televisão CBS News estas manifestações de protesto contaram com a participação de milhares de pessoas. A mídia informa que na maioria das cidades os protestos tiveram um caráter pacífico.

Leia também:

Dez dados do caso Ferguson que ajudam a entender o motivo dos protestos

Depois de Ferguson, pelo menos outros 12 afro-americanos mortos pela polícia

O impulso para os confrontos nas ruas de Ferguson (estado do Missouri) foi o assassinato do jovem afro-americano Michael Brown pelo policial Darren Wilson. Como sua justificação as autoridades declararam que Brown e seu amigo representavam perigo para a sociedade porque dez minutos antes do assassinato eles tinham assaltado uma tabacaria.

Contudo, rapidamente se descobriu que Brown foi alvejado na testa quando estava de joelhos e com os braços no ar. Em geral, os habitantes da cidade consideram o ato do policial como um abuso e um assassinato de cariz racial, tendo respondido à minoria branca com destruições e atos de desobediência civil. Desde então a atmosfera em Ferguson se tem agravado.

A nova onda de confrontos se iniciou ontem, dia 24, após a publicação da decisão absolutória do júri sob o caso de Darren Wilson.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.