1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

041114 vietnamlaosVietname - Vermelho - Ao homenagear combatentes voluntários que lutaram no Laos, o Vietnã evocou nesta segunda-feira (3) o laços históricos com o país vizinho nas guerras contra o colonialismo francês e a agressão estadunidense.


Autoridades do país realizaram uma jornada encerrada nesta segunda na qual participaram 300 veteranos das duas guerras, em comemoração ao 65º aniversário da partida do primeiro contingente militar de solidariedade com a causa pela independência do Laos.

Esse apoio manteve-se de 1945 a 1975, por causa de um acordo entre os respectivos partidos comprometidos na resistência aos invasores, estados, exércitos e povos.

Estima-se que perto de 35 mil soldados vietnamitas morreram no Laos, enquanto 60 mil retornaram à pátria na condição de inválidos de guerra, e ainda no presente se continua rastreando os restos dos combatentes perdidos para serem repatriados.

No ato principal da comemoração, o vice-ministro de defesa do Vietnã, general Nguyen Thanh Cung, disse que embora tenham passados muitos anos, a vitória dos voluntários nacionais e dos experientes militares permanece como uma meta de legítimo orgulho na história dos dois países.

Por sua vez, o seu colega laosiano, general Chansamon Channhalat, falou que a solidariedade e a especial aliança militar entre ambas as nações tem passado a prova do tempo e construído muitas recompensas em numerosas áreas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.