Foto: protesto contra a copa do mundo na cidade do Rio de Janeiro.
Os protestos ocorreram em Curitiba, Belo horizonte, Recife, Nata, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e em outra cidades menores.
Na capital paulista (SP), cerca de três mil pessoas ocuparam a avenida paulista. Em certo ponto, o grupo se dividiu e foi atacado pela polícia. 146 pessoas - entre profissionais da imprensa popular, advogados e socorristas -, foram presas ou detidas, segundo informe da Polícia, citado em reportagem do site da Carta Capital. Um rapaz foi boleado durante ao ato. O caso, inclusive a causa dos disparos, ainda está sendo apurado. Em Natal pelo menos 15 pessoas foram detidas.
No Rio de Janeiro, o ato saiu do bairro Copacabana, zona sua da cidade, e foi até o Leblon. Em vários momentos, houve tensão entre manifestantes e a polícia. Somente este ano, a juventude carioca já esteve na linha de frente de diversas manifestações contra o aumento das passagens e em apoio à resistência da Favela Metrô-Mangueira, na zona Norte. Na última sexta-feira, 24 de janeiro, os camelôs que trabalham no Centro protagonizaram um combativo confronto contra a Guarda Municipal.
Leia mais: Ato unitário contra os gastos da Copa iniciam as mobilizações no Rio Grande do Norte
Abaixo, vídeo produzido no dia de ontem, pelo jornal "A Nova Democracia", com imagens dos protestos nas duas principais cidades do país.