Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

katiaabreu posseBrasil - PSOL - [Ivan Valente] Na primeira entrevista organizada após a posse, a ministra Katia Abreu, da pasta da Agricultura, não só confirmou o que se esperava de uma latifundiária empedernida, como desfilou um conjunto de mentiras encampadas pelo discurso ruralista por ela representada na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e agora no Ministério.


Foto: posse de Kátia Abreu como ministra da agricultura no dia 1º de janeiro. Ao lado: presidente Dilma; ao fundo: novo ministro da economia.

A somatória de impropérios por ela pronunciada começa com a ideia de que "não há mais latifúndios no país". Sendo que o Brasil é um dos maiores exemplos de concentração fundiária no planeta. Quando é sabido que 0,3% das propriedades concentram 30% das áreas de produção agropecuária. Com aquela frase ela, também, quis embutir a ideia de que não há terra improdutiva no Brasil e que todas as propriedades obedecem ao dispositivo constitucional da "função social da propriedade". Ou seja, reforma agrária, segundo ela, é questão pontual. E não me invadam terra, por favor! Katia Abreu mostra que a "a modernidade" chegou ao campo e que a luta social pela reforma agrária é inútil. Haja estômago!

Leia também:

Movimento de Luta pela Terra repudia declarações de Kátia Abreu

Presente de natal para o agronegócio: Kátia Abreu como ministra da Agricultura

Mineração, agronegócio e setor energético tiveram maior prioridade que indígenas

Mas quando se refere à questão indígena ela se supera, como bem convém a uma ruralista radical que na sua posse fez "uma declaração de amor" aos seus colegas de bancada. Ela foi capaz de dizer que: os índios saíram da floresta e passaram a descer para as áreas de produção. Ou seja, não foram os madereiros, os agropecuaristas e mineradoras que, com suas motoserras e correntões, invadiram as florestas, ocuparam terras indígenas, grilaram terras e mataram índios, apoiados, muitas vezes, pelo Exército, Polícia e Justiça. Ela culpa os índios pelos conflitos existentes. Quanta mentira e insensatez. Mas, ela é muito boazinha e se mostra disposta a "ajudar os índios a produzirem", se colocando como parceira dessa colaboração. Ou seja, Kátia Abreu quer que os índios não sejam mais índios, mas produtores rurais e pecuaristas "produtivos".

Essa é a ministra que Dilma Roussef colocou no Ministério da Agricultura, de onde estará em posição privilegiada para inviabilizar a reforma agrária e a demarcação das terras indígenas (com a aprovação da PEC 2015). A maior responsabilidade pelo retrocesso das pautas que interessam à justiça social no Brasil é da própria presidente da República. E não foi por falta de informação e aviso.

Ivan Valente é deputado federal pelo Partido Socialismo e Liberdade de São Paulo (PSOL-SP).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.