Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

JOKA6372Brasil - Brasil de Fato - [Nadine Nascimento] "O objetivo é engrossar o coro pela responsabilização das empresas e pessoas envolvidas no crime ambiental”, diz compositor de ‘Minério não se bebe’.


A marchinha de carnaval 'Minério não se bebe' retrata a tragédia ambiental de Mariana, em Minas Gerais, e é uma das 15 pré-selecionadas do 5o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas. "O que era Bento hoje é veneno / Cumé que faz pro homi du campo plantar? / O que era doce hoje acabou-se / Não vale mais, só o amargo ficou", diz a letra.

Após dois meses do acontecimento, a letra da marchinha questiona o setor mineral e evidencia a responsabilidade pelo rompimento da Barragem de Fundão, localizada no distrito de Bento Rodrigues. Considerado o maior desastre ambiental do país, o mar de lama com rejeitos, deixou 15 mortos e acabou com vida do Rio Doce.

Criação

O compositor, Gustavo da Macedônia, ao falar do processo de criação, afirma que a inspiração surgiu "da vontade de ser um agente que participa de ações que contribuam para construirmos um mundo mais saudável e socialmente justo".

A marchinha que foi composta especialmente para o concurso, com o tempo, foi ganhando um caráter reivindicatório. "O objetivo é engrossar o coro pela devida responsabilização das empresas e pessoas envolvidas no crime ambiental de Bento Rodrigues. Penso que lutar por nossos recursos hídricos é uma causa louvável", diz o compositor.

Ele ainda confessa as dificuldades do processo de composição. "Foi doloroso compor essa música. Ela é melancólica, e não poderia ser diferente, pensei que por isso ela não teria chances de se classificar. Foi uma surpresa [a classificação]".

Concurso

A música 'Minério não se bebe' seguiu para a próxima fase do concurso, que ocorre nesta sexta-feira (22), em que as dez melhores marchinhas serão selecionadas. “Concurso de Marchinhas Mestre Jonas” homenageia o compositor, cantor e instrumentista belorizontino, que se notabilizou por renovar a estética do samba mineiro -, e conta com a participação de compositores e intérpretes que nasceram em Minas Gerais ou que lá residem.

Ouça aqui a marchinha.

Saiba mais sobre o caso no especial de um mês da tragédia do Brasil de Fato


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.