Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

reduçãoBrasil - Diário Liberdade - Nos últimos meses tem havido uma intensa campanha da mídia burguesa pela redução da maioridade penal, em tentativas cada vez mais claras de criminalizar os jovens negros e pobres.


Manifestantes contra a redução da maioridade penal. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados (CC BY 2.0)

A jornalista Edilaine Félix denuncia que quando se trata de crimes cometidos por negros e pobres, o destaque nos meios de comunicação é muito grande: "o enfoque é muito maior quando o 'criminoso' é negro, seja criança ou adulto".

Edilaine é negra e trabalha na grande imprensa. Para ela, a mídia burguesa trata o assunto com muita superficialidade, não vai a fundo na questão social e na realidade concreta da juventude que acaba entrando para o crime. É preciso ver como esses meninos foram criados, de onde eles vêm, como são suas famílias. "Normalmente são muito pobres, da periferia, muitos deles criados somente pela mãe, marginalizados", aponta. "E todos são negros."

Leia também:

18 razões para não reduzir a maioridade penal

Redução da maioridade penal afeta, sobretudo, jovens negros e marginalizados

A jornalista critica a cobertura do caso do ciclista assassinado no Rio de Janeiro por um menor de idade, em maio. Segundo ela, a imprensa não procurou entender a situação crítica em que o menino se encontrava. O enfoque também foi grande pela vítima ter sido alguém de uma classe social mais abastada, enquanto esse tipo de crime acontece todos os dias nas periferias.

Leia ainda:

Redução da maioridade penal: 'Os penalizados serão os filhos da classe trabalhadora'

"Todos contra a redução da idade penal"

"Será que essa cobertura não foi muito grande apenas porque era um médico importante?", questiona. "Quantos outros também são mortos nos morros, nas periferias ou em qualquer outro lugar, e a cobertura não é tão grande assim?", continua. "Quando o 'criminoso' é negro, o alarde da mídia é muito maior", completa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.