Os dois novos conjuntos habitacionais, que contam com 168 edificios, irão abrigar mais de 4 mil famílias, e fazem parte da Grande Missão Habitacional Venezuelana, um programa social criado em 2011 pelo ex-presidente Hugo Chávez e que já construiu 630 mil casas em todo o país.
O complexo recém-inaugurado foi batizado de Ali Primera, em homenagem ao cantor do povo, músico e militante comunista venezuelano, falecido em 1985, que completaria 73 anos de seu nascimento na última sexta-feira (31).
A Telesur informa que também estão em processo de construção mais de 200 mil novas casas. "Nada nem ninguém deterá a marcha de nossa pátria, seguiremos construindo o socialismo na prática. Seguiremos vencendo!", declarou o presidente Maduro.
A Grande Missão Habitacional Venezuelana tem como meta, até 2019, construir 3 milhões de moradias para beneficiar as famílias mais pobres, para que tenham moradia digna tal como estabelece a Constituição.
Para se ter uma ideia, no Brasil, apenas no estado de São Paulo, o mais "desenvolvido" do país, existem mais de 1 milhão de moradias em situação precária, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e os governos fazem vista grossa para o tema da moradia digna, ao contrário dos nossos vizinhos venezuelanos e do presidente Maduro, que tratam esse tema como imprescindível para avançar no caminho de uma sociedade mais justa.