1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

250315 panamaPanamá - Prensa Latina - A Coordenadora Nacional de Povos Indígenas do Panamá (COONAPIP) convocou hoje aqui uma cimeira de povos originários de Abya Yala (América em língua Guna), como parte das atividades colaterais pela Cimeira das Américas.


Chamar a atenção dos chefes de Estado ou Governo, participantes no evento panamenho, sobre a situação dos povos indígenas da região, é o objetivo central do encontro, que será realizado paralelamente ao de presidentes, nos dias 10 e 11 de abril próximos, nesta capital.

Confirmaram participação líderes de etnias originárias dos Estados Unidos, Canadá, América Central, Amazônia e as aldeias radicadas no Panamá, asseguraram os organizadores.

A Cimeira Indígena de Abya Yala, em sua quinta edição, denunciará que os povos originários são vítimas de discriminação sistemática de seus direitos políticos, econômicos, sociais e culturais, o que se evidencia nas comunidades empobrecidas, afirmou à Prensa Latina, o cacique Jeremías Cansarí, da diretoria da COONAPIP.

Além disso, provas da segregação são os conflitos permanentes com governos e multinacionais pela mineração, hidrelétricas, extração de hidrocarbonetos, concessões florestais, militarização e as infraestruturas que invadem os territórios ancestrais em nome do desenvolvimento, expôs o porta-voz da organização, William Barrigón.

Todas estas ações atentam contra a sobrevivência de nossos povos, que não apenas sofrem o genocídio, mas deslocação forçada de suas terras, inundações das aldeias e prejuízos aos campos de cultivo, denunciou Barrigón.

"Os povos indígenas consideramos positiva a reunião dos altos dignatários das Américas no Panamá, que em 1925 foi o primeiro Estado na região em reconhecer nossos direitos", disse.

E acrescentou que têm esperanças que entre os acordos, os presidentes incluam a adoção da declaração americana sobre os direitos de nossos povos, que tem mais de 20 em discussão, sem ser aprovada.

Barrigón afirmou que pedirão aos presidentes a implementação da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, adotada pelas Nações Unidas em 2007 e a criação de um mecanismo interamericano para o monitoramento desta e de outras regulamentações sobre os povos originários.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.