Foto: Ismael Francisco. Por Cubadebate.
Com a presença de representantes dos países que integram o bloco, comemorou-se os 10 anos de luta pela integração latino-americana na Alba – fundada em 14 de dezembro de 2004 pelos governos de Cuba e Venezuela –, somando-se este ano à organização São Cristóvão e Névis e Granada.
Em sua declaração final, os membros da Alba reiteraram o compromisso do bloco em rechaçar o criminoso bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, suas ações de desestabilização contra o governo soberano da ilha, o fim da inclusão do país na "espúria e arbitrária" lista de países patrocinadores do terrorismo feita pelo imperialismo ianque e pela libertação dos três antiterroristas cubanos presos injustamente nos EUA.
Também condenaram energicamente a aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos de sanções contra a Venezuela e suas tentativas de derrubar o governo legitimo do país sul-americano. Outra resolução importante foi a reiteração do apoio aos diálogos de paz que ocorrem em Havana entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano.
Ajudar a Argentina em sua luta pelas Ilhas Malvinas (roubadas pela Inglaterra) e contra os fundos abutres foi também um tema destacado na declaração, assim como a solidariedade com a Bolívia em seus legítimos esforços para conseguir uma saída para o mar, o aprofundamento da cooperação solidária com o Haiti para a reconstrução social e econômica do país e também o apoio à plena independência de Porto Rico.