O ranking de investimento e incentivo à educação (2009-2013), divulgado recentemente pelo Banco Mundial, mostra o quanto a educação é um valor primordial para o povo e o governo cubano. O país é o que mais investe em educação em todo o mundo, disponibilizando 13% de seu PIB para o setor.
Em segundo lugar no ranking do BM está o pequeno país de língua portuguesa situado no extremo leste da Indonésia, no Sudeste asiático: Timor-Leste. O país investiu 11,3% de seu orçamento nacional na educação no ano de 2009, 10,5% em 2010 e 9,4% em 2011.
Leia também: Até o Banco Mundial reconhece: 'Cuba tem o melhor sistema educativo da América Latina e Caribe'
Timor-Leste está na frente de países muito desenvolvidos, como Dinamarca (8,7%), Islândia (7,6%) e Nova Zelândia (7,4%).
Entre os dez países que mais investem em educação em todo o planeta estão ainda mais dois países latino-americanos que apresentam governos progressistas que primam pela qualidade da educação de seus povos: Venezuela e Bolívia.
Os dois países sul-americanos apresentam um investimento de 6,9% de seu PIB na área educacional, o que é algo histórico para o bem-estar de seus povos e o aprofundamento de seus processos de transformação social.
Isso significa que, em todo o continente americano, os países que mais se preocupam com a educação de seu povo são Cuba, Venezuela e Bolívia.