1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

081214 indios mapoyoVenezuela - Vermelho - A Venezuela quer recuperar as tradições orais indígenas, aproveitando a recente classificação da língua mapoyo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


O embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU) explicou que esse reconhecimento ajuda nos esforços de preservação da língua autóctone, que foi colocada em uma lista de idiomas de "salvaguarda urgente".

A classificação da língua faz parte do esforço do governo de "reivindicar os valores humanos e toda a diversidade cultural" do país, explicou o embaixador.

Os índios mapoyo vivem no Sul do país, com 55 famílias (300 pessoas) registradas. Os nativos vivem na zona de Urbana, no estado venezuelano de Bolívar, a sudeste de Caracas, na fronteira com o Brasil.

A Constituição da Venezuela contempla, além do castelhano, 34 idiomas indígenas oficiais, entre eles o mapoyo.

A língua mapoyo foi identificada no século 19 e aparece em documentos relacionados com lutas de independência locais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.