1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

181114 venezuelaVenezuela - Prensa Latina - A política de inclusão no ensino venezuelano encontra hoje espaços em programas como a Misión Ribas, iniciativa com 11 anos de experiência e mais de 800 mil formados na educação média e diversificada.


Criado no dia 17 de novembro de 2003 pelo falecido presidente Hugo Chávez, o referido programa permitiu a continuidade dos estudos às pessoas que tinham sido excluídas do sistema formal ou que não tinham terminado o nível médio.

Seu lema "Necessário é vencer" recorda o combate de um grupo de jovens, sob o comando de Jose Felix Ribas, no dia 12 de fevereiro de 1814, quando enfrentaram e derrotaram as forças de Jose Tomas Boves.

Segundo a estrutura encarregada de seu funcionamento, de 2003 até hoje acumula graduações de indígenas, de presidiários dentro das detenções, de pessoas portadoras de necessidades especiais e em guarnições militares, entre outros espaços.

Os egressos têm a opção de prosseguir a aprendizagem até atingir a licenciatura em gás e petróleo, magistério, como integrantes de brigadas produtivas socialistas e da Misión Ribas Técnica.

Esta última alternativa sustenta-se na formação de técnicos médios nas diversas áreas industriais associadas aos planos de desenvolvimento da nação.

Entre as especialidades figuram as de Perfuração Petroleira, Produção de Petróleo e Gás, Manutenção Mecânica, Eletro-instrumentação, Solda e Refinamento de Petróleo.

A Misión Ribas orienta-se a solucionar problemas como os detectados em 2001, com cinco milhões de pessoas que ainda não tinham concluído seus estudos de nível médio, por problemas econômicos, de exclusão, falta de motivação ou devido à descomposição social.

O plano de estudos concebe, como eixo principal, o componente comunitário e sociotrabalhista, o qual responde em toda sua magnitude aos pilares básicos da pedagogia contemporânea.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.