1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Portugal - -

António Costa espera que BdP assuma "a posição responsável que tem faltado".


O primeiro-ministro fez várias críticas ao comportamento do Banco de Portugal no caso dos lesados do BES e disse esperar que a entidade liderada por Carlos Costa assuma rapidamente uma “posição responsável”.

António Costa referiu que “a situação que se tem vindo a arrastar quanto a um mecanismo de solução” é “a todos os títulos lamentável” e recordou que o Governo tem uma proposta nesse sentido.

António Costa elogiou depois a atitude da CMVM, do BES e do Novo Banco mas lamentou o comportamento do Banco de Portugal. “Tenho que lamentar a forma como a administração do Banco de Portugal tem vindo a arrastar uma decisão sobre esta matéria, a impedir que rapidamente esta função proposta pelo Governo, e que foi aceite já pela maioria dos lesados do BES, pudesse estar já implementada, e tenho a esperança que, tão rapidamente quanto possível, o Banco de Portugal assuma a postura responsável que todas as entidades públicas, como o Estado e a CMVM, ou entidades privadas, como o BES ou o Novo Banco, estão disponíveis para assumir”, afirmou o primeiro-ministro.

E acrescentou: “Quero aqui louvar a atitude da CMVM, a predisposição do BES, a predisposição do Novo Banco, a colaboração muito activa da parte dos lesados que temos tido, e a esperança de que tão rapidamente quanto possível o Banco de Portugal assuma definitivamente a posição responsável que tem faltado nesta matéria”.

Questionado sobre se estava em causa um cartão vermelho a Carlos Costa, o primeiro-ministro frisou que o Banco de Portugal é independente mas notou que não pode aceitar “que qualquer entidade pública não tenha um comportamento responsável perante os cidadãos e se furte a um mecanismo que tem que existir”.

O governante entende que “não é possível” arrastar a situação de indefinição dos lesados do BES e “continuar a adiar o apuramento de responsabilidades”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.