1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Brasil - - Depois de vinte e um anos de regime militar (1964-1985), o poder foi devolvido aos civis, após uma anistia recíproca entre os denominados subversivos e os militares, anistia esta ampla e irrestrita.

Em 1988 foi promulgada a nova constituição, denominada constituição cidadã, em virtude de agasalhar uma gama de benefícios sociais, além de avançar na proteção dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos.

Em 1990 foi criada uma organização, liderada por Luiz Inácio Lula da Silva e Fidel Castro, denominada Foro de São Paulo. Esta organização tem como objetivo promover a integração dos partidos e organizações de esquerda da Latina- Americana e Caribe, aprofundando o debate, e avançar com proposta de unidade de ação consensuais na luta anti-imperialista, discutindo alternativas às políticas neoliberais, com objetivo final de promover a integração Latina –Americana no âmbito econômico, político e cultural.

Também foi eleito o primeiro presidente por eleição direta após trinta anos, Fernando Collor de Melo, candidato da oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT), representada no pleito por Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta época, o Brasil enfrentava uma hiper-inflação, a maior de sua história. Ao tomar posse, Collor na primeira semana de governo decreta o confisco da poupança do povo brasileiro. Em decorrência deste ato e de uma sucessão de escândalos, no segundo ano de seu governo, Collor sofreu um processo de IMPEACHMENT , que culminou com sua renúncia, assumindo a presidência seu vice Itamar Franco.

Em 1994, Itamar publicou a medida provisória 434, com objetivo de conter principalmente a hiper inflação, e executar as reformas econômicas e monetárias necessárias, conhecido como plano REAL, em decorrência do lançamento de uma nova moeda chamada Real. Este plano continha medidas ortodoxas e foi bem sucedido alcançando os resultados esperados.

Em decorrência deste êxito, Itamar lança como candidato para substituí-lo na presidência, seu ministro da economia, Fernando Henrique Cardoso, filiado ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB). Cardoso foi eleito e reeleito, vencendo o candidato Lula do Partido dos Trabalhadores (PT), por duas vezes.

Em 2002, Lula consegue se eleger após participar pela quarta vez como candidato a presidência. Assumiu o governo com a inflação controlada e a economia organizada. Em 2004, estoura um escândalo que ficou conhecido como mensalão. Mensalão, por que deputados recebiam mensalmente uma certa quantia, para votarem favorável aos projetos do governo. Em conseqüência a cúpula do Partido Trabalhista, foi julgada e condenada. Lula ficou de fora alegando que foi traído e desconhecia o fato. Embora tenha tido uma repercussão muito negativa, Lula consegue se recuperar, reelegendo-se para mais um mandato. No final de seu governo, Lula surpreende a todos inclusive seu partido, e lança como candidata a sucede-lo na presidência, sua ex ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho Administrativo da Petrobras Dilma Rousseff, que havia sido transferida para Casa Civil, substituindo o ex ministro José Dirceu devido ao envolvimento com o mensalão, sendo posteriormente julgado, condenado e preso.

Embora Dilma tenha sido classificada pela oposição como um poste, pois nunca havia se submetido a uma eleição, foi eleita, assumindo a presidência para o período 2010 – 2014. Entretanto no primeiro ano de seu governo, foram demitidos sete ministro envolvidos com denúncias de corrupção, bem como, a economia começou apresentar resultados ruins que foram creditados por ela a crise internacional de 2008. Diante deste quadro, sendo Guido Mantega seu ministro da Economia considerado incompetente pelo mercado, Dilma interfere na economia e na contra mão das medidas que todos os países adotaram para adaptar-se a crise mundial, adotou uma serie de medidas pouco ortodoxas, como estimular e expandir o crédito, isenção de impostos a indústria, controle de reajuste no preço da gasolina e energia, entre outras. Ademais suas posições autoritárias, provocaram uma grande dificuldade no relacionamento com o legislativo, deixando, desta maneira, de aprovar diversos projetos de interesse do governo. A economia, então, entrou em recessão pela primeira vez desde 1930.

Entretanto Dilma consegue se reeleger para mais um mandato para o período 2015-2018, mediante o que a oposição denominou estelionato eleitoral, devido a uma maquiagem positiva da situação da economia, durante a campanha eleitoral, além de suspeita de fraude na apuração, pois o sistema adotado não permitia a recontagem dos votos.

Em 2015, o déficit corrente foi de 4,5% do PIB e o déficit orçamentário 9% elevando a dívida pública a 70% do PIB. A inflação chegou ao patamar de dois dígitos, os juros a 14,25, a taxa de desemprego acelerou, a economia estagnou e o grau de investimento do Brasil foi rebaixado pelas agências de classificação de risco para a categoria de investimento especulativo. Para completar esse quadro desolador, a Polícia Federal deflagrou a denominada operação lava-jato que consiste na maior operação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil, semelhante a operação mãos limpas ocorrida na Itália. Ela começou investigando uma rede de doleiros que atuavam em vários estados e descobriram a existência de um vasto esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de vários partidos, principalmente os que apoiavam o governo e as maiores empreiteiras do país. O esquema consistia no repasse à políticos e funcionários públicos, do dinheiro recebido pelas empreiteiras contratadas pela Petrobras, onde uma parte servia para financiar as campanhas políticas e outra para o bolso dos participantes.

Em conseqüência a este quadro, foi proposta e aceita uma petição requerendo o IMPEACHMENT no legislativo, órgão competente para tramitar o processo que poderá cassar a presidenta e outro no Superior Tribunal Eleitoral para cassar a chapa eleita composta por Dilma Rousseff e seu vice Michael Temer. Assim com a economia atada a política, o Brasil chegou à encruzilhada política, pela contra mão da economia. Desatar este nó é o x do problema, quem viver verá.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.