1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

060514 EH-Bateragune auzikoEuskal Herria - ASEH - O Tribunal Constitucional decidiu manter na cadeia Arnaldo Otegi, Miren Zabaleta, Arkaitz Rodríguez e Sonia Jacinto apesar de já terem cumprido três quartos da pena a que foram condenados, segundo divulgaram fontes jurídicas.


A defesa de Arnaldo Otegi, Miren Zabaleta, Arkaitz Rodríguez e Sonia Jacinto pediu ao Tribunal Constitucional espanhol que estudasse a possibilidade da sua libertação, tendo em conta que já cumpriram três quartos da pena, e enquanto delibera sobre o recurso interposto contra a sentença do Supremo Tribunal, que os condenou a penas que vão dos seis aos seis anos e meio de prisão.

De acordo com a informação divulgada por fontes jurídicas, o alto tribunal espanhol decidiu mantê-los na prisão, considerando para tal a «gravidade do delito».

Otegi, Rodríguez, Jacinto e Rafa Díez foram presos a 13 de Outubro de 2009 na sede do sindicato LAB em Donostia e Miren Zabaleta em Iruñea.

Em Setembro de 2011, a Audiência Nacional espanhola condenou Otegi e Díez a dez anos de prisão «como dirigentes de organização terrorista»; Zabaleta, Rodríguez e Jacinto foram condenados a oito anos por «pertença». Txelui Moreno, Mañel Serra e Amaia Esnal foram absolvidos. Em Maio de 2012, o Supremo Tribunal decretou uma nova sentença.

O preso basco Jokin Zerain foi libertado

O jovem Jokin Zerain, natural de Gasteiz, foi posto em liberdade, tendo saído da cadeia de Puerto I. Encontrava-se na prisão desde Maio de 2009, depois de o juiz Baltasar Garzón o ter acusado de atacar um retransmissor telefónico em Mendibil (Araba). Passou estes anos nas prisões de Soto del Real, Valdemoro e Puerto I, a muitos quilómetros de Euskal Herria.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.