A pesquisa realizada pelo diário The Wall Street Journal e o canal televisivo NBC News, mostra que 60 por cento das pessoas consultadas consideram que a nação norte-americana está em situação de declínio, enquanto 71 por cento considera que o país vai por um caminho errado.
"O povo norte-americano culpabiliza diretamente os seus representantes eleitos pelas dificuldades econômicas que a maioria deles sofre", disse Fred Yang, um dos realizadores da sondagem.
Ao todo, 64 por cento está insatisfeita com a situação econômica atual, enquanto 35 por cento estima que a conjuntura atual é favorável.
Especialistas citados por The Wall Street Journal assinalam que esta investigação sublinha as dificuldades que enfrentará o presidente Barack Obama e o seu partido no Congresso para obter o apoio do eleitorado, com vista às eleições de médio termo que decorrem no dia 4 de novembro próximo.
Nessas eleições, estarão em jogo os 435 postos da Câmera de Representantes, 33 dos 100 assentos do Senado, 38 cargos de governadores e a integração de 46 das 50 legislaturas estaduais.