1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

transcarpatiaUcrânia - Prensa Latina - A autonomia e o reconhecimento como nacionalidade separada, exigida o 14 de Março pela Transcarpátia (sudoeste da Ucrânia), acrescenta-se aos conflitos de Kiev contra os territórios independentistas do Donbás (sudeste da Ucrânia).


Piotr Getsko, líder deste movimento, assegurou que um congresso realizado no sábado (14) nesse território decidiu demandar através do diálogo com os governantes ucranianos o status autonômico e o problema da nacionalidade.

O congresso convocou uma movimentação para que se implementem os resultados do referendo de 1991, que aprovou o status de autonomia para este território, e que se reconheça a nacionalidade separada dos rutênios, reiterou Getsko segundo a agência TASS. Getsko lamentou que até o momento não se cumpriu a vontade dos votantes de 1991, mas declarou que o rumo eleito é o diálogo e não o confronto para conseguir que entrem em vigor os resultados daquela votação.

O mais importante objetivo do Conselho de Coordenação das organizações de Transcarpátia é abrir e intensificar o diálogo com as agências governamentais de Kiev, reafirmou o porta-voz.

"Queremos decidir com a maior brevidade sobre um possível reconhecimento dos resultados do referendo no qual 80 por cento dos votantes apoiou que se garanta à região o status autonômico", realçou o líder dos transcarpáticos.

Com uma população de 1,5 milhões de habitantes, a Transcarpátia é uma pequena região histórica de Europa Central que na sua maior parte está integrada à Ucrânia Ocidental. Outras zonas minoritárias pertencem ao extremo oriental de Eslováquia, Polônia e Romênia. A região declarou uma breve independência em 1939 como Cárpato-Ucrânia depois da invasão de Alemanha hitleriana, antes de ser anexada pela Hungria com o patrocínio de Berlim.

Depois da derrota do fascismo em 1945, este território integrou-se à República Socialista Soviética da Ucrânia, e após a dissolução da União Soviética em 1991 ficou sob a jurisdição de Kiev como uma região denominada Transcarpátia (Zakarpattia). Outros nomes para este território são Rutênia Subcarpátia ou ainda Rutênia dos Cárpatos.

Desde o ponto de vista geográfico, esta zona está nas ladeiras do sul dos montes Cárpatos, limitada no leste pelo rio Tisza e ao oeste pelo Hornad e Porad, e constitui parte da planície de Panónia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.