Piotr Getsko, líder deste movimento, assegurou que um congresso realizado no sábado (14) nesse território decidiu demandar através do diálogo com os governantes ucranianos o status autonômico e o problema da nacionalidade.
O congresso convocou uma movimentação para que se implementem os resultados do referendo de 1991, que aprovou o status de autonomia para este território, e que se reconheça a nacionalidade separada dos rutênios, reiterou Getsko segundo a agência TASS. Getsko lamentou que até o momento não se cumpriu a vontade dos votantes de 1991, mas declarou que o rumo eleito é o diálogo e não o confronto para conseguir que entrem em vigor os resultados daquela votação.
O mais importante objetivo do Conselho de Coordenação das organizações de Transcarpátia é abrir e intensificar o diálogo com as agências governamentais de Kiev, reafirmou o porta-voz.
"Queremos decidir com a maior brevidade sobre um possível reconhecimento dos resultados do referendo no qual 80 por cento dos votantes apoiou que se garanta à região o status autonômico", realçou o líder dos transcarpáticos.
Com uma população de 1,5 milhões de habitantes, a Transcarpátia é uma pequena região histórica de Europa Central que na sua maior parte está integrada à Ucrânia Ocidental. Outras zonas minoritárias pertencem ao extremo oriental de Eslováquia, Polônia e Romênia. A região declarou uma breve independência em 1939 como Cárpato-Ucrânia depois da invasão de Alemanha hitleriana, antes de ser anexada pela Hungria com o patrocínio de Berlim.
Depois da derrota do fascismo em 1945, este território integrou-se à República Socialista Soviética da Ucrânia, e após a dissolução da União Soviética em 1991 ficou sob a jurisdição de Kiev como uma região denominada Transcarpátia (Zakarpattia). Outros nomes para este território são Rutênia Subcarpátia ou ainda Rutênia dos Cárpatos.
Desde o ponto de vista geográfico, esta zona está nas ladeiras do sul dos montes Cárpatos, limitada no leste pelo rio Tisza e ao oeste pelo Hornad e Porad, e constitui parte da planície de Panónia.