1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

euskalEuskal Herria - Diário Liberdade - Neste domingo (28), a Euskal Selekzioa e a Catalunya jogaram um amistoso no estádio San Mamés, em Bilbau, que contou com um público de 40 mil pessoas, sendo 4 mil catalães.


Em comemoração ao centenário do primeiro encontro entre as duas seleções - que ocorreu em 3 de janeiro de 1905 no antigo San Mamés, com vitória dos anfitriões por 6 a 1 - o ambiente no estádio foi muito festivo e marcado pelos gritos de independência de ambas as nações durante todo o jogo.

Antes mesmo da partida, houve uma marcha que percorreu o centro de Bilbau, reivindicando a oficialidade das duas seleções. Quando as duas equipes já estavam no gramado, posaram para fotografias com cartazes que também pediam a independência.

Estiveram presentes também o chefe do Executivo euskadi, Iñigo Urkullu, e o presidente da Generalitat, Artur Mas. Ambos os representantes disseram à imprensa que estão buscando a oficialidade de suas seleções nacionais. "Tanto da parte do Governo como de outras instituições estamos nos esforçando para que isso seja possível", disse Urkullu.

Os bascos pretendem disputar um amistoso no exterior em maio e que, no final de 2015, haja uma nova partida com os catalães, desta vez em Barcelona.

O jogo festivo terminou empatado em 1 a 1.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.