1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Cavaco fala sobre a condição financeira... o país fica pra depois

 311010_cavacosilvaPortugal - Precári@s inflexíveis -  [Ricardo Santana] As tvs disseram que a situação era histórica e nunca vista: o Presidente da República iria fazer declarações no final do Conselho de Estado.


Cavaco fez, de facto, um discurso pequeno onde voltou a fazer as suas recomendações para que os partidos se entendessem na viabilização do Orçamento de Estado. Cavaco falou sobre "superior interesse nacional", sobre "uma situação financeira muito grave" e sobre o "grave desequilibro das contas externas". Cavaco disse apenas uma vez a palavra desemprego, mas sobre a crise social e sobre a precariedade nada se ouviu.

Cavaco, aliás, repetiu no seu discurso a ameaça que os banqueiros têm feito ao país que trabalha e que tem de pagar créditos: se não houver orçamento o financiamento será cortado. Cavaco reforça a chantagem inaceitável dos bancos portugueses. Os bancos financiam-se a 1% de juros junto do Banco Central Europeu, usando garantias do Estado Português, e depois cobram juros de 6% ao Estado Português, ganham milhões com essa manobra e ainda dizem que se o Orçamento não for buscar a factura da crise às pessoas, eles fecham a torneira.

Este Orçamento vai cortar rendimento aos funcionários públicos, vai aumentar brutalmente os impostos e vai provocar um aumento do desemprego. E mesmo a nova versão cozinhada pelo PS e PSD vai continuar esse caminho errado.

Mas a isso Cavaco responde com o silêncio.

Os desempregados, os precários, os que empobrecem a trabalhar, os que estão a perder rendimento, os que ouvem os patrões a exigir que em troca do aumento do IVA possam praticamente deixar de pagar Segurança Social, os que sabem que os bancos que causaram esta crise não estão a contribuir para a sua solução, esperavam que o Presidente da República falasse dos seus problemas.

Se o Conselho de Estado reúne e não fala sobre os que estão realmente a ser afectados pela crise, é porque o Conselho de Estado e o Presidente da República não servem a ninguém.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.