1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Exército britânico recomenda práticas que violam Direitos Humanos

301010_iraqueReino Unido - Tribunal Iraque - O jornal "Guardian" publica, esta terça-feira, documentos secretos do exército britânico com recomendações para os interrogatórios a presos que são pouco compatíveis com as Convenções de Genebra.


O objectivo deve ser provocar nos prisioneiros humilhação, insegurança, desorientação, exaustão, ansiedade e medo e os vários manuais, até aqui secretos, a que o jornal "Guardian" teve acesso explicam como.

Num documento em PowerPoint de 2005, a instrução é clara: "Dispam-nos!" Antes de serem interrogados, os prisioneiros devem tirar a roupa e se não colaborarem devem continuar assim até que o façam. Num outro documento é sugerido que se vendem os interrogados para os colocar sob pressão.

Material de treino para interrogadores do exército britânico mais recente refere que, para além de o uso de algemas de plástico e vendas serem essenciais, uma boa técnica é em vez das oito horas de sono a que cada interrogado tem direito que apenas lhe seja permitido descansar quatro.

Os interrogadores devem dizer-lhes que caso não respondam às perguntas não poderão comunicar seja com quem for.

O local onde decorre o interrogatório também é importante. Numa formação recente foi dada a recomendação por um local discreto, de preferência com mau aspecto, como contentores de barcos, que são ideais pela privacidade que oferecem.

O material de formação para os interrogadores do exército britânico diz ainda que os prisioneiros de guerra devem ser condicionados antes do interrogatório. As perguntas devem ser feitas de forma dura e quem interroga deve colocar-se muito próximo da cara do prisioneiro e gritar.

O "Guardian" escreve que todo o material a que teve acesso foi produzido após a morte de Baha Mousa, um recepcionista de hotel iraquiano que foi torturado até à morte por tropas britânicas em 2003.

Esta notícia surge quatro dias depois da publicação de milhares de documentos confidenciais pelo site WikiLeaks reveladores de abusos cometidos na guerra do Iraque.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.