1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

ETA declara cessar-fogo

050910_etaEuskal Herria - Diário Liberdade - Nas últimas semanas tem-se especulado com o iminente cessar-fogo da ETA como via para facilitar o alargamento de alianças pela independência no País Basco. A britânica BBC adiantou em vídeo a declaração em que se confirma essa decisão.


Apresentamos a tradução integral do comunicado da organização armada basca, realizada pelo Diário Liberdade.

Declaração de Euskadi Ta Askatasuna

Euskadi Ta Askatasuna, organização revolucionária socialista basca para a libertação nacional, quer dar a conhecer ao Povo Basco sua decisão e reflexão através da presente declaração.

Decorreu já meio século desde que a ETA organizou os cidadãos contra a estratégia selvagem de negação e aniquilação do Povo Basco e, de armas na mão, se bateu na luta em favor da liberdade. Desde então, são centenas os homens e mulheres que trouxeram a esta organização sua motivação e paixão, o melhor deles mesmos. Cidadãos comuns que geração após geração se uniram, desde diferentes procedências, na procura de um mesmo objetivo: o País Basco e a liberdade.

A luta a favor da liberdade do Povo Basco guiou sempre a atuação da ETA e, apesar de todas as dificuldades, continuamos mantendo essa responsabilidade. Com humildade, mas com determinação, com a ambição de ganhar. O Povo Basco merece-o.

Ante a reforma política do franquismo que perpetuava a negação do Povo Basco, e enquanto outros decidiram se submeter no quadro autonômico, a ETA actuou com responsabilidade; primeiro, propondo a ruptura democrática, e depois, opondo-se a todo ataque e tentativa de asimilação.

A ETA e, em geral, a esquerda abertzale têm perseverado na luta. E o custo a pagar não está sendo pequeno: tortura, prisão, exílio e, inclusive, a morte. Mas esta dura luta conseguiu manter vivo o Povo Basco, e ter aberta a opção de construir um futuro em liberdade. Demonstramos que o quadro autonômico constitui um caminho ermo para satisfazer os desejos dos cidadãos bascos, que não é mais que um instrumento para incidir na divisão e a desmembração do País Basco. E ultrapassamos, uma depois de outra, as medidas encaminhadas a neutralizar a luta de libertação.

Um dos afazeres da ETA foi abrir novos palcos na luta de libertação do Povo Basco. Assim, a ETA conta com numerosas propostas de iniciativas de colaboração, bem como contribuições para resolver democraticamente o conflito. Desde Txiberta a Lizarra-Garazi, passando por Bergara. Desde a Alternativa KÁS à Alternativa Democrática. Porque entendemos que a construção de Euskal Herria supõe um labor coletivo que está acima dos interesses particulares.

Nos últimos tempos, o País Basco encontra-se num momento importante, numa encruzilhada.

A luta de anos semeou novas condições políticas. Esgotado o quadro autonômico, ao Povo Basco chegou a hora de realizar a mudança política, o momento de construir para Euskal Herria o quadro democrático, seguindo o desejo da maioria da cidadania basca.

O Estado espanhol é consciente de que Euskal Herria se encontra numa encruzilhada, e de que ainda pode optar pela opção da independência. Por isso semelhante ofensiva fascista. Querem que as condições da mudança política apodreçam no desespero do bloqueio: desviar o debate político para evitar a resolução democrática e afogar o desejo popular nesta situação de exceção.

Os agentes bascos, os cidadãos bascos, devemos responder à situação com responsabilidade e com urgência. Essa é a reflexão, o apelo que quer difundir a ETA. É tempo de assumirmos responsabilidades e de darmos passos firmes:

- na articulação do projeto independentista;
- no caminho de criarmos as condições para construir o processo democrático;
- na resposta à repressão e na defesa firme dos direitos civis e políticos.

A mudança política é possível. Mas nesse caminho não há atalhos. O caminho da liberdade temos que o andar passo a passo, ainda que seja com flexibilidade. Mas, necessariamente, tem-se que lutar e fazer o esforço ao nível do objetivo que se persegue. Sem confrontação não se pode superar a negação e a intransigência. Nesse esforço tem estado e está a mão da ETA estendida, sempre.

A ETA reafirma-se no compromisso com uma solução democrática, no compromisso com uma solução democrática para que, através do diálogo e a negociação, os cidadãos bascos possamos decidir nosso futuro de forma livre e democrática. Se o Governo de Espanha tem vontade, a ETA está disposta, hoje igual que ontem, para lembrar os mínimos democráticos necessários para empreender o processo democrático.

Assim o temos feito saber também à comunidade internacional. A ela fazemos um apelo para que responda com responsabilidade histórica à vontade e compromisso da ETA, para que tome parte na articulação de uma solução duradoura, justa e democrática a este secular conflito político.

A decisão da ETA

A ETA faz saber que já faz alguns meses tomou a decisão de não levar a cabo acções a armadas ofensivas.

A ETA quer reiterar o apelo a actuar com responsabilidade aos agentes políticos, sociais e sindicais bascos. Para chegar ao palco de um processo democrático é imprescindível darmos passos firmes como Povo. É necessário fixarmos o processo para dar a Palavra ao Povo. Porque será quando os direitos do Povo Basco sejam reconhecidos e garantidos que se abra a porta da verdadeira solução ao conflito.

Para terminar, queremos fazer um apelo ao conjunto dos cidadãos bascos para se implicarem e continuarem a luta. A cada qual em seu próprio âmbito, oferecido a cada um seu nível de compromisso, para que com a cheia composta pelas gotas de todos possamos destruir o muro da negação e dar passos irreversíveis no caminho da liberdade.

VIVA O PAIS BASCO LIVRE! VIVA O PAIS BASCO SOCIALISTA!
ATÉ CONSEGUIR A INDEPENDÊNCIA E O SOCIALISMO!

No País Basco, setembro de 2010

Euskadi Ta Askatasuna
E.T.A


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.