1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Um outro olhar sobre a cidade

260112_criancaspinheirinhoBrasil - Diário Liberdade - [Mateus Coutinho] "É mesmo? Mas isso é só em Belo Horizonte?", a frase é de um tenente do Batalhão de Polícia de Eventos, responsável, dentre outros, por realizar ações de despejo e reintegração de posse.


A dúvida acomete o policial quando falo para ele que em Belo Horizonte, como em todo o país, existem mais terrenos vazios do que famílias precisando de casas. A frase poderia ser a menos esperada em uma reportagem sobre ocupações urbanas, mas é a que, logo no início, melhor resume o esforço do livro-reportagem de minha autoria, "Cidade de Terra: Lutas de ocupações urbanas por moradia em Belo Horizonte", em compreender a complexa trama política, social e, antes de tudo, humana, envolvendo a população sem-teto da capital mineira.

Produzido por mim como Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social- Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais, o livro traz o percurso de mais de três meses de pesquisa e apuração nas ocupações Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy. Isso tudo sem abrir mão da sensibilidade e do meu próprio envolvimento (inevitável) com a causa e as pessoas necessitadas ao longo do livro.

Na obra estão presentes desde as discussões jurídicas em torno da posse e o direito à moradia, passando pelos complexos processos de reintegração de posse envolvendo proprietários especuladores – alguns investigados pelo Ministério Público por casos de desvio e lavagem de dinheiro – até as histórias de homens e mulheres sem-teto que lutam cotidianamente para sobreviver nas mais precárias condições.

Apesar da proposta inicial de tratar das histórias das três ocupações urbanas, o livro acaba se focando na história da Comunidade Dandara e seus moradores, pois as outras duas ocupações estavam sob ameaça de pessoas ligadas ao tráfico que chegaram a tentar assassinar suas lideranças, o que impossibilitou a apuração no local. Ainda assim, o livro-reportagem tenta trazer um esforço de compreensão e humanização das pessoas que vivem ou, de alguma forma, são afetadas pela Dandara e suas mil famílias. Nesta tarefa estão incluídos o preconceito de moradores dos bairros vizinhos, o mau atendimento dos serviços públicos – com destaque para uma senhora da Dandara que morreu de infarto após esperar o SAMU por horas – os apoiadores que nunca deixam a comunidade na mão e até aqueles que desistiram da luta, mas ainda gostam de falar da experiência com a Dandara.

No momento em que tanto se discute os impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas para a população marginalizada das metrópoles brasileiras, o livro "Cidade de Terra" traz à tona as insuficientes políticas habitacionais tanto a nível municipal quanto estadual e federal, antes mesmo de os megaeventos serem discutidos no país. Ao mesmo tempo, tento traduzir de forma humanizada e sincera os personagens com quem convivi, seus dramas e suas contradições, sem deixar de pontuar os problemas e dificuldades de um movimento social que, diferente do policial do batalhão de choque, sabe muito bem quantos terrenos existem de sobra na 13? cidade mais desigual do mundo.

Uma leitura para quem quer ter um outro olhar sobre as "cidades de terra" que surgem nas metrópoles brasileiras. Perspectiva que pode ajudar a entender um pouco mais os problemas urbanos do país, inclusive a recente reintegração de posse em São José dos Campos, sem as tipificações e estereótipos muito comuns, sobretudo nas rápidas notícias diárias, quando o assunto é invasão de terras.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.