1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Milhares na homenagem a Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht em Berlim

Alemanha - Diário Liberdade - 150112_manifVários milhares de pessoas participaram hoje, no cemitério berlinês de Friedrichsfelde, na tradicional homenagem anual aos líderes comunistas Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, detidos, torturados e assassinados faz 93 anos pelo governo social-democrata de Friedrich Ebert para abortar o levante revolucionário no país.


Foto: Manifestação deste domingo em Berlim, em lembrança de Rosa Luxemburg, Karl Liebnecht e centenas de comunistas assassinados em 1919 pela força paramilitar aliada ao governo social-democrata.

Entre os assistentes à homenagem estiveram diferentes organizações da esquerda parlamentar e extra-parlamentar alemã.

Pelas 10h15m, partiu a manifestação da Porta de Frankfurt para o Monumento ao revolucionário e à revolucionária no cemitério de Friedrichsfelde, sem que se produzissem incidentes nem provocações da extrema-direita ou a polícia.

No cemitério, os túmulos de Luxemburg e Liebknecht ficaram cobertas de cravos vermelhos.

Já à tarde, no teatro da Volksbühne, na praça Rosa Luxemburg, decorreu um evento intitulado "Contra o poder dos bancos". Também hoje, membros do Grupo de História de Berlim rebatizaram simbolicamente com o nome de "Ponte de Rosa Luxemburg" uma passadeira sobre o Landwehrkanal, o canal construído em Berlim em meados do século XIX para aliviar a carga de circulação sobre o rio Spree.

Dessa ponte, o corpo sem vida da líder comunista foi lançado a 15 de janeiro de 1919 ao canal por membros dos "Freikorps", a milícia fascista utilizada pelo governo do SPD, liderado por Ebert, para afogar em sangue a revolta espartaquista em Berlim. Centenas de militantes comunistas foram executados e executadas pelo referido grupo paramilitar aliado ao governo social-democrata.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.