1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Belo Monte: Desmatamento indireto pode ser 10 vezes maior que reservatório

161211_desmatBrasil - Agência Pulsar - De acordo com informações do Imazon, o desmatamento indireto provocado pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, pode ser 10 vezes maior que reservatório de água.


Solicitado pelo Instituto de Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis (Ibama) durante o licenciamento da Usina, a análise do desmatamento indireto corresponde a área além da que seria alagada ou usada para as construções da hidrelétrica.

Tal desmatamento seria causado principalmente pela imigração, que poderia atingir até 96 mil pessoas, e pelo estímulo ao aumento de atividades econômicas locais. O instituto de pesquisa Imazon estimou a taxa provável de desmatamento até 2031.

Combinando a tendência de desmatamento mais baixa entre 2006 e 2009 com o aumento provável da população, foi previsto um desmatamento em torno de 800 quilômetros quadrados em 20 anos. Já levando em conta a taxa mais alta entre 2000 e 2005, a projeção destaca que seriam desmatados de 4 mil 408 a 5 mil 316 quilômetros quadrados adicionais.

Para reduzir o risco de desmatamento, foram consideradas a implantação de Áreas Protegidas. No entanto, a análise destaca que o potencial de redução dos impactos só seria efetivo se não ocorresse deslocamento do desmatamento evitado nessas áreas para os imóveis privados.

Por isso, o estudo aponta para a necessidade de fiscalização e licenciamento ambiental de imóveis rurais. Até fevereiro de 2011, cerca de três quartos das propriedades da região próxima a Belo Monte estavam fora do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que dificulta a punição de desmatadores.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.