1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Colômbia: Estudantes realizam nova marcha contra reforma do ensino superior

261011_colColômbia - Opera Mundi - Em Bogotá, os jovens iniciarão os protestos com um "abraço" ao redor dos centros educativos.


Estudantes colombianos das universidades públicas e privadas marcaram para esta quarta-feira (26) uma nova jornada de mobilizações e protestos em toda o país, em repúdio à reforma do ensino superior promovida pelo governo.

Em Bogotá, os jovens iniciarão os protestos com um "abraço" ao redor dos centros educativos, para posteriormente caminhar por diferentes ruas até a Praça Bolívar. Para isso a Administração Distrital e a Polícia Metropolitana se reuniram com os líderes estudantis, a fim de estabelecer o desenvolvimento das mobilizações.

Os estudantes rejeitam a reforma, não só porque ela não levou em conta a opinião do setor, como também porque consideram que ela provoca uma privatização do ensino superior. O governo, por sua vez, insiste que, apesar dos protestos, não retirará o projeto – apresentado no Congresso.

Além dos estudantes, trabalhadores de diversos setores da sociedade civil em geral se juntaram às manifestações.

Para o porta-voz dos estudantes da Universidade Jorge Tadeo Lozano, Jonathan Martínez, a nova lei, se aprovada, prejudica as universidades tanto públicas como privadas econômica e profissionalmente.

Já Juan Sebastián López, da Universidade Externado da Colômbia, entidade de caráter privado com sede em Bogotá, destacou a vinculação das universidades privadas a estas jornadas. "Sempre almejamos o que hoje está acontecendo: a existência de um só movimento estudantil na Colômbia, onde estamos todos como um só", assinalou.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.