1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Governo boliviano manda a polícia contra os indígenas: um bebê morto e 37 pessoas desaparecidas

260911_repressao01Bolívia - Diário Liberdade - A dura repressão do governo presidido por Evo Morales contra indígenas opostos à construção de uma estrada nas suas terras provocou demissão da ministra da Defesa, contrária à medida.


A contagem atual dos efeitos da repressão é de um bebê morto e 37 pessoas desaparecidas, das quais 7 são crianças.

As consequências políticas começam a se produzir: Cecilia Chacón, ministra da Defesa, renunciou ao seu cargo por ser contra as ordens dadas pelo presidente, Evo Morales. A polícia atacou as centenas de indígenas que levavam 40 dias mobilizados contra a construção de uma estrada que ameaça uma reserva natural. Ceceili Chacón afirmou: "Acordamos com o povo fazer as coisas doutra maneira", considerando injustificável a atuação repressiva e reivindicando a abertura de vias de diálogo.

Além da ministra da Defesa, vários deputados do governante MAS (Movimento ao Socialismo) já disseram que iriam começar a votar contra o governo se a polícia impedia a mobilização indígena.

A Central Obrera Boliviana (COB), a maior organização de massas do país, anunciou uma greve nacional de protesto.


Informação publicada em Kaos en la Red sobre os efeitos da repressão

Tradução do Diário Liberdade

Bolívia: Repressão contra indígenas. Denunciam um bebê morto e 37 desaparecidos, dos quais sete são meninos

260911_repressao02

O Comitê da Marcha dos povos indígenas em defesa do TIPNIS denunciou hoje a morte de um bebê de três meses e 37 pessoas desaparecidas, das quais sete são meninos.

Segundo informações proporcionadas por marchistas, o bebê faleceu por causa dos gases lacrimógenos utilizados na repressão policial ordenada pelo governo de Evo Morais.

"Hoje às 16:30 horas iniciou-se um operativo policial e/ou militar de cerco sobre o acampamento da ponte San Miguel a 5 Km de Yucumo, onde estavam descansando ao redor de 800 marchistas, incluindo mais de duas centenas de meninos e bebês. Por volta das 17 horas começou uma despiadada gasificação contra a gente indefesa, o que provocou uma confusão total e por esse motivo começaram a se extraviar e desaparecer muitos dos meninos que estavam aí acampados junto a suas mães", assinala o comunicado de imprensa do Comitê da Marcha.

"Posteriormente efetivos da polícia procederam a perseguir a gente, a encurralá-los, espancá-los, queimando o acampamento, gasificando mulheres grávidas e detendo pertences pessoais da imprensa, obrigaram a gente a subir a camionetas para desta maneira, digna da pior das ditaduras, intervir e acabar com a marcha", indica.

"A seguir -prossegue o comunicado- estas pessoas foram obrigadas a subir aos oito ônibus que partiram com direção a Yucumo, obrigados pelo bloqueio de caminhos que já está se efetuando em San Borja, onde a população saiu à rua enfurecida, uma vez que circulou a notícia da intervenção à marcha".

"Ao mesmo tempo, temos informação que são muitos os dirigentes e comunitários que se refugiaram no monte, bem como os que se encontram detentos amarrados nos ônibus, no caminho, há mães desesperadas buscando as crianças. Alguns colegas conseguiram escapar e chegaram a San Borja para se refugiarem, como o presidente da CIDOB Adolfo Chávez", manifesta.

Ante a brutal repressão que sofreram por parte do governo de Evo Morales, os marchistas exigem à ONU, a Defensoría do Povo, a Assembleia Nacional Permanente de Direitos Humanos e outros organismos nacionais e internacionais presentes no país que garantam a vida de todos e a cada um dos marchistas, especialmente das mulheres meninos e bebês.

Finalmente exigem a imediata liberdade de detentos em ônibus policiais, cujo destino nestes momentos segue sendo incerto.

260911_represso03

Lista Preliminar de meninos e Adultos Desaparecidos:

REGIONAL CIPOAP

Pamela Monge (menina)

Eolita Monge ( menina)

Thieri Paz ( menino)

Carmen Rosa Vargas ( bebê)

Cleise Vargas ( menina)

Yusara Malala ( menina)

Kareli Chupinavi ( menina)

Hugo Camama

Marcelo Matias

Raúl Antelo

Edilberto Duri

Ariel Duri

Kelly Padilla

Clever Vargas

Ricardo Vargas

Gostado Maeda

Betsabé Mariaca

Norberto Tuno

María Rodriguez

Juana Avellaneda

Manuel Rodriguez

Silvia Flores

Guido Monge

Robert Cepa

Arminda Ortiz

Henry Paz

Silencia Paragem

Condor Monge

Ester Monge

Jaño Game

Roxana Humaday

Jesus Michiguene

Regis Ojopi

Santiago Barroso

Antonio Barroso

DIRIGENTES DESAPARECIDOS

Alberto Ortiz Alvares ( presidente da CIRABO)

Durimar Merelis ( Presidente da CIPOAP)

FERIDOS CONFIRMADOS

Cinthya Sabené ( CIRABO)

Yucumo, 25 setembro 2011


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.