1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Estudantes chilenos voltam às ruas

250911_estudChile - Esquerda - Manifestação de 150 mil jovens demonstra que o movimento estudantil não está desgastado. Diálogo está suspenso, depois de o governo ter rejeitado quatro condições dos estudantes.


Milhares de estudantes chilenos voltaram às ruas nesta quinta-feira, em Santiago, em novo protesto por melhorias na educação pública. “E vai cair, e vai cair, a educação de Pinochet”, voltaram a gritar os cerca de 150 mil jovens, que responderam ao apelo da Confech (Confederação de Estudantes do Chile). A governadora de Santiago, Cecilia Pérez, estimou a participação na manifestação em 60 mil pessoas.

"É uma manifestação massiva que vai além de nossas expectativas", disse o líder estudantil Giorgio Jackson, que liderava uma das colunas de manifestantes. Com a grande mobilização, os estudantes mostraram cabalmente que o movimento não está desgastado. A manifestação foi vista como uma prova da força contra o governo, e esteve ao nível dos maiores protestos estudantis de Junho e Julho.

O diálogo entre os estudantes e governo está suspenso, depois de o Executivo ter rejeitado quatro condições exigidas pelo movimento estudantil para abrir uma mesa de negociações que resolvesse o conflito.

Ao longo do ano, de acordo com o governo, os estudantes chilenos realizaram 35 manifestações em Santiago para exigir o fortalecimento da educação pública, num país que conta com um dos sistemas educativos mais segregados do mundo, produto das reformas liberais impostas pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

A manifestação foi pacífica, mas no final, durante um concerto musical que a encerrou a polícia atacou com bombas de gás lacrimogéneo e jatos d'água para dispersar os jovens. Seguiram-se confrontos entre estudantes e polícias, que acabaram com 50 detidos "por desordens graves".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.