1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Milhares de manifestantes pedem um referendo de independência em Papua

060811_papuaPapua Aragom - Món Divers - [Tradução do Diário Liberdade] Forte presença de militares indonésios para controlar as marchas.


Milhares de manifestantes papus pediram nesta semana a organização dum referendo de independência para Papua Ocidental, território sob controle da Indonésia desde 1963. O independentismo papu denuncia que as riquezas do território são espoliadas pelo Estado indonésio e que a autonomia concedida a Papua Ocidental há dez anos dá-lhe muito pouca margem de autogoverno.

A oficialista Jakarta Post admite que foram vários milhares os papus que percorreram as ruas de várias cidades de Papua Ocidental para denunciar a anexação do território na Indonésia em 1969 e para reclamar às Nações Unidas a organização dum referendo de independência. O New York Times recolhe que as marchas se desenvolveram diante de uma forte presença do exército e da polícia.

As manifestações coincidiram com a celebração, em Londres, de uma conferência sob os auspícios dos Advogados Internacionais por Papua Ocidental (International Lawyers for West Papua, ILWP), uma organização que procura uma via legal para conseguir a autodeterminação do território.

Apesar que a potência colonial de Papua Ocidental (os Países Baixos) primeiramente tinham de conceder a independência ao país, finalmente aceitou que a Indonésia exercesse o controlo. Em 1969, a Indonésia organizou um referendo onde só participaram um milhar de pessoas. Desde a década de 1970, o movimento papu tem tentado conseguir a independência, incluindo a via armada, empregada pelo Movimento por uma Papua Livre (Organisasi Papua Merdeka, OPM).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.