1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Alunos abandonam escola para ajudar família

110611_escolap_0_1Portugal - Esquerda - Uns saem da escola para trabalhar e ajudar os pais, outros porque deixaram de ter dinheiro para estudar.


A agência Lusa levantou diversos casos de por todo o país de alunos que abandonam a escola devido às dificuldades financeiras da família. Uns saem da escola para trabalhar e ajudar os pais, outros porque deixaram de ter dinheiro para estudar.

A agência cita o director do agrupamento de Escolas da Cruz de Pau, no Seixal, Nuno Adeganha, que diz ter recebido "várias anulações de matrículas: dez, até agora. São de alunos do 9º ano ou com mais de 15 anos. Três delas tenho a certeza de que foram feitas por questões económicas, porque os alunos falaram comigo".

O director sublinha que os alunos que têm anulado as matrículas "não são dos bairros mais problemáticos. Pertencem à classe média baixa, são de famílias que de um momento para o outro deixaram de ter dinheiro para pagar coisas elementares. Dois dos casos são de famílias mono parentais, o outro é de uma família em que os pais ficaram desempregados", explica.

A Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) diz que o fenómeno acontece um pouco por todo o país. Manuel Pereira, presidente da ANDE, lembra que algumas famílias em situação limite vêem nos filhos uma fonte de rendimento extra: "Sei que há miúdos que estão a apoiar as famílias", diz.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.