1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

''Esta é a sua democracia'': porradas e bolas de borracha contra acampamento pacífico em Barcelona

2705_barnaPaísos Cataláns - Diário Liberdade - A polícia autonômica catalã carregou violentamente contra centenas de pessoas acampadas na praça da Catalunha, em Barcelona.


Um número indeterminado de pessoas feridas é o resultado de um ataque policial explicado oficialmente por motivos de "higiente e salubridade" e para permitir que o espaço seja ocupado na noite de hoje pela torcida do FC Barcelona, que hoje joga a final da Liga dos Campeões.

Os 'Mossos d'Esquadra' despregaram numerosos elementos fortemente armados a partir das 7 da manhã de hoje, exigindo o abandono da praça por centenas de pessoas que mantinham o acampamento. Em resposta, mais e mais pessoas chegaram ao local em apoio ao acampamento do movimento 15M.

A escusa para o despejo da praça foi, segundo o diretor-geral da polícia, Manuel Prat, a "limpeza" da praça. A resistência pacífica de centenas de pessoas acabou sendo respondida com uma violenta carga dos fardados.

O número de pessoas feridas pelas porradas e disparos de bolas borracha cresce a cada momento, e na altura são 89. Mas o espaço foi só temporariamente desocupado: ao que parece o número crescente de manifestantes que se achegavam ao local para apoiar o acampamento, acabou por quebrar o cordão policial que bloqueava o acesso ao espaço público. Nesse momento, os corpos policiais, desorganizados e fragmentados, tiveram literalmente que fugir. A praça da Catalunha voltou a ser ocupada por centenas de pessoas que mantêm a mobilização ao grito de ''chamam-na democracia, mas n??ão é" e "esta é a sua democracia".

O Governo autonômico da Catalunha teria pedido hoje o despejo de todos os acampamentos na Comunidade. Segundo as informações que chegam, o de Lleida terá sido já desalojado. Já em Badalona, a ação repressiva foi frustrada e as e os manifestantes resistiram no local.

Hoje às 19:00 haverá uma concentração na praça da Catalunha para protestar contra a ação desta manhã. Será realizada em vários locais com protestos, manifestações e acampamentos inseridos no Movimento 15M.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.