1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

25.000 estudantes exigem nas ruas de Santiago de Chile a recuperação da educação pública

140511_estudantesChile - Rebelión - [Andrés Figueroa Cornejo, tradução do Diário Liberdade] Estudantes universitários e secundários, educadores e trabalhadores, marcharam desde a Praça Itália até o Passeio Bulnes, justo em frente à Moeda, na quinta-feira 12 de maio ao meio dia para protestar e demandar ao governo de Sebastián Piñera e seu ministro de Educação -um dos pré candidatos presidenciais da de direita UDI para o 2013, em plena queda livre- Joaquín Lavín, a promoção de uma série de medidas para reconstruir a devastada educação pública no Chile.


Marcando um recorde quantitativo no que vai do ano em matéria de manifestações públicas, marcharam e concentraram-se ao redor de 25.000 pessoas de todas as tonalidades políticas e, sobretudo, de nenhuma. Entre os convocantes à jornada de protesto encontravam-se as autoridades e estudantes das principais universidades tradicionais e de várias privadas, os professores e os jovens da Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundários (Aces).

Por sua vez o presidente do Colégio de Professores, Jaime Gajardo, acentuou a ideia de que na mobilização pelo ensino público, os docentes não só devem solidarizar com os estudantes, como também "criar uma frente comum" para enfrentar os objetivos. Entretanto, a presidenta da Federação de Estudantes do Pedagógico (Universidade Metropolitana de Ciências da Educação), Camila Donato, foi enfática quando expressou que "dizemos ao presidente Sebastián Piñera que se não nos escutar, após o 21 de maio (conta anual do governo) vamos radicalizar as mobilizações. Os desempregos e as tomadas não se vão fazer esperar. De uma vez por todas o Estado terá que se fazer cargo de suas universidades, e os reitores deverão ser eleitos com consulta aos estudantes."

Assim mesmo, o presidente da Federação de Estudantes da Universidade Tecnológica Metropolitana (UTEM), Eduardo Salazar, disse que "em nosso caso, o reitor levou 22.000 milhões de pesos para a casa dele. Isto também ocorre em outras casas de estudos irmãs, como a Arturo Prat e a Universidade dos Lagos. E por isso pedimos a todas as universidades regionais onde ainda palpita o coração rebelde, que nos acompanhem nestes momentos duros para a UTEM. Somos o melhor exemplo da crise da educação. Não vamos deixar que fechem nossas universidades, e estamos dispostos a pôr barricadas para defender a nossa."

A presidenta da Federação de Estudantes da Universidade de Chile, Camila Vallejo, a partir do palco central montado a 6 ruas da Casa de Governo, assinalou à multidão que "este modelo não foi capaz em 30 anos de garantir nossos direitos fundamentais (?) Hoje nenhuma autoridade deste governo ou do Acordo são nem foram capazes de reconstruir um sistema de educação pública vítima de uma longa crise."

Patricio Indo, presidente da Federação de Estudantes da privada Universidade Diego Portais, indicou que "nós temos 4 pontos fundamentais que reivindicar: fim ao lucro na educação superior privada; a democratização das universidades privadas; que o governo se faça cargo do endividamento dos estudantes, cujos interesses são leoninos; e que a educação não pode ser uma mercadoria. A educação está metendo água, tanto no setor público como privado."

Por seu lado, Gustavo Palma, porta-voz do curso de História da Universidade de Santiago (ex UTE) disse que "devemos deter a agenda privatizadora do governo. Achamos que, apesar da enorme participação conseguida, seríamos muitos mais se se procedesse organizando democraticamente e a partir da base a luta, e não só nas instituições superestructurais. O objetivo estratégico é que o ensino, em todos seus níveis, esteja ao serviço dos trabalhadores e o povo."

140511_estudantes02A REPRESSÃO

Como já é costumeiro, a marcha e o ato mesmo estiveram fortemente escoltados por carabineros de Forças Especiais, inúmeras carros lança-águas e lança-gases lacrimogêneos que dantes de que terminassem os discursos e começasse a apresentação dos artistas convidados, se entregaram à repressão contra os jovens manifestantes. Até o fechamento desta informação, oficialmente eram ao menos 30 os estudantes detidos.

Em Valparaíso, e em outras cidades e regiões do país efetuaram-se atos similares aos de Santiago.

Sem dúvida, a magnitude da concentração abre as possibilidades de um novo ciclo de lutas não só estudantis, como de toda a sociedade afetada por uma educação pública abandonada desde a ditadura de Pinochet, a inícios dos 80 do século passado. Na atualidade, o ensino escolar privatizado e subsidiado ultrapassa o público, em um dos países do mundo com maior segmentação de classes no plano educativo, e onde a excelência do ensino está associado a uma mercadoria de maior ou menor preço, segundo seja a capacidade de pagamento das famílias. O 12 de maio ficará registrado como um golpe de força dos jovens ao capitalismo de vanguarda no Chile.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.