1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Hotel proíbe o seu pessoal falar galês na cozinha

220411_cozinhagalesGales - Daily Post - [Tradução do Diário Liberdade] Gwesty Carreg Môn, em Llanfair PG, Anglesey emitiu o edito ao pessoal –a maior parte do qual fala galês- porque o chef de cozinha não fala nem entende galês.


O hotel diz que tomou a decisão "somente por motivos de segurança" para assegurar o funcionamento fluente da zona de cozinha.

Entregaram uma carta ao pessoal na sua folha de pagamento a 23 de março proibindo eles falar galês na sua cozinha.

Um trabalhador escandalizado disse que a proibição abrangia falantes de galês tendo conversas pessoais entre elas e eles.

A carta, assinada pela Gerente Geral do Carreg Môn, Ruth Hogan, dizia: "Gostaria de pedir a todo o pessoal se poderiam se abster de falar galês na zona de cozinha".

"O chef Bob Marshall encarrega-se da cozinha e não pode falar nem entender a língua galesa; para o nosso hotel funcionar de um jeito eficiente e profissional é imperativo que todo o pessoal se entenda entre si."

A pessoa trabalhadora, que pediu o anonimato, disse: "A imensa maioria das pessoas que trabalham aqui falam galês e isto foi realmente desagradável para muitas pessoas."

"Falar a nossa própria língua no trabalho é um dos nossos direitos. Ficamos contentes de falar com ele [o chef] em inglês sobre trabalho. Não consigo ver por que não podemos ter conversas entre nós na nossa língua."

A gerente Ms. Hogan disse que a língua galesa era muito importante para o hotel. Acrescentou: "Somos uma empresa que apoia completamente a língua galesa. Pedímos ao pessoal não falar galês na cozinha simplesmente por motivos de segurança, dado que o nosso chef Bob Marshall infelizmente não fala galês. No final das contas, a segurança do pessoal na cozinha é a sua responsabilidade e ele necessita assegurar que o pessoal fica seguro no ambiente de trabalho e que a comida e encomendas atingem o nível exigido".

Um porta-voz da Welsh Language Board disse que o assunto poderia ser levado ao Comitê de Eqüidade e Direitos Humanos.

"Sob a atual legislação, os poderes da Welsh Language Board não abrangem esses casos, mas é um claro exemplo de porquê a proteção da liberdade para as pessoas falarem galês no local de trabalho foi incluída na nova legislação sobre a língua galesa, que entra em vigor o próximo ano."

Foto: Daily Post - Bob Marshall.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.