1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Indígenas Terena bloqueiam a BR 163 contra o decreto 7056/09 e pela homologação de suas terras

160311_indigenasBrasil - UCCF - [Abati Aberé] Cerca de 350 indígenas do povo Terena bloquearam a BR 163, no municipio de Itaúba, deste o meio dia desta segunda-feira, 14 de março.


O Grupo está até o momento interditando a rodovia, o protesto é contra o decleto 7056/09, que fechou vários postos da FUNAI por todo país, prejudicando incondicionalmente varias aldeias e indígenas vivendo em cidades, hoje a coordenação técnica mais próxima das terras deles é da Funai em Colíder – distância superior a 250 km.

O grupo ainda cobra a homologação indios bloqueiam BR-163 de sua TI, que já fora demarcada, mas até hoje nada foi feito e os Terenas continuam expostos a pistolagem, recurso que os fazendeiros adotam para manterem indígenas longe das propriedades, que foram tomadas dos indígenas a base de muita violencia.

Desde 1997 o Incra, em cooperação com a Funai, e, segundo foi estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, assumiu o compromisso de conseguir imóveis para assentá-los. Em março de 2002 o governo federal se comprometeu em adquirir três propriedades na região de Guiratinga, porem até hoje não passa de promessa. Os processos de aquisição das fazendas Tarumã, Floriano e Vale do Areia, para assentar o povo Terena, foi entregue, em Brasília, ao Conselho Diretor do Incra no início de abril de 2002, pelo superintendente do Incra em Mato Grosso. Na época a FUNAI de Rondonópolis, informou que a área foi avaliada em mais de R$ 10 milhões e o governo não possuia esta quantia, assim os indigenas vivem em area de conflitos, sem a terra garantida.

 

protesto14032011173032_med.jpg?w=278&h=181 As lideranças querem uma audiencia com a presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) para obter a garantia da criação deste núcleo, mas Marcio Meira, que ocupa o cargo de presidente do órgão desde 2007, mesmo contra a vontade dos povos indigenas, se recusa a atender os indigenas.

Segundo o cacique Pedro Luis será liberado apenas o trânsito de ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros, para garantir o atendimento as urgencias e emergencias, ele ainda afirma que não há previsão para o término do protesto.

Todo nosso apoio luta do Povo Terena!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.